Após negar mirar pasta, ‘homem de Aprígio’ indica assumir Segurança ‘em breve’

Especial para o VERBO ONLINE

Tratado como secretário por Frota, Falcão diz não ocupar pasta, mas 'probleminha' será resolvido 'em breve'; delegado com secretário e vereadores | Reprodução

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Escolhido pelo prefeito Aprígio (Podemos) para chefiar a Secretaria de Segurança de Taboão da Serra, mas não nomeado oficialmente, o delegado Rodrigo Falcão negou ter interesse em comandar a pasta, porém, ao ser tratado por secretário há três dias, sinalizou que deverá assumir o posto “em breve”. Na semana passada, o VERBO publicou que, segundo membros da gestão, Falcão teria anunciado que “assumirá nos próximos dias” a secretaria.

Falcão foi nomeado por Aprígio, informalmente, mas acabou não oficializado por não ter tido licença do governo do Estado para assumir o cargo. Contudo, segundo servidores do Executivo, desde o início da nova gestão, ele nunca deixou de “mandar” na secretaria. Mesmo após a nomeação de um titular para a pasta, ele tem motorista, carro locado pela prefeitura, sala na central de câmeras (COI) e guardas municipais como segurança à disposição.

Questionado na sexta-feira (16) por este portal sobre ser o secretário de “fato”, após ter postado uma foto em posição de chefe da secretaria na entrega de viaturas da GCM e feito a escolta do prefeito no loteamento do Parque Laguna, Falcão negou ocupar e querer assumir o posto . “Eu não quero ser secretário. Se quisesse, largava a polícia desde o primeiro dia. Minha função é ser delegado de polícia, não faço parte do governo”, afirmou.

Porém, no sábado (17), na lacração de casa noturna pela força-tarefa que combate festas clandestinas, ao ser apresentado como secretário pelo deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), Falcão disse: “Só para esclarecer, não sou secretário de Segurança Pública. A gente está tendo um probleminha ainda que, se Deus quiser, vai ser resolvido em breve. Até por conta desse tipo de ação, a gente está sendo muito criticado aqui no município”.

Ainda no sábado, Falcão postou no “stories” em uma rede social uma foto durante almoço com o secretário Eduardo Nóbrega (Manutenção) e os vereadores Anderson Nóbrega (MDB) e enfermeiro Rodney (PSD). A imagem tinha a seguinte legenda: “Executivo e legislativo”. Embora Eduardo integre o governo Aprígio, munícipes consideraram que na mensagem o delegado também se referia a si como pertencente à administração municipal.

Nesta segunda-feira (19), ao chegar e dar voz de prisão a dois homens que retiraram a parede que lacrava a casa noturna, conforme mostram vídeos, Falcão estava na presença apenas de guardas municipais e ordenou que a dupla fosse levada a delegacia em uma viatura da GCM. Apesar do poder na GCM, ele é mal quisto por boa parcela da corporação, acusado de ser desrespeitoso e perseguir “desafetos”. Falcão fala em acabar com a “mamata”.

VEJA FALA DE FALCÃO AO DIZER NÃO SER SECRETÁRIO, MAS QUE ‘PROBLEMINHA SERÁ RESOLVIDO EM BREVE’

comentários

>