Ex-adjunto de Ney faz concurso da GCM com CNH cassada e suspensão de dirigir

Especial para o VERBO ONLINE

Albertino Dutra, 42, como GCM de Embu, apesar de não integrar corporação; histórico do ex-adjunto, com CNH cassada e direito de dirigir suspenso | PMETEA

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O concurso público para Guarda Civil Municipal de Embu das Artes tem neste domingo (18) a prova prática de direção, mas um candidato relacionado – bastante conhecido no município, principalmente por se envolver em polêmicas – não poderia fazer o exame, Albertino Coelho Dutra, ex-secretário-adjunto de Segurança do governo Ney Santos (Republicanos). Ele está com o direito de dirigir suspenso por cassação da carteira de motorista.

As sanções impostas a Albertino constam na certidão de prontuário do condutor junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) emitida há menos de duas semanas, em 5 de julho – “situação atual: consta bloqueio/ impedimento: susp. direito de dir. | consta bloqueio/impedimento: cassação de CNH”, diz o documento. Por ter estourado a pontuação e ter de devolver a carteira para cumprir a suspensão, ele não poderia sentar ao volante.

Uma pessoa ligada a um candidato do concurso, que pediu para não ser identificada, chamou a atenção para o “histórico” do motorista Albertino, ao indicar possível favorecimento ao ex-adjunto de Segurança do governo Ney. “A gente acha que ele não devolveu a carteira de motorista. Aí no dia da prova ele vai mostrar a carteira. Eles [empresa responsável pelo concurso] só olham na hora o documento, não conferem no sistema [do Detran]”, disse.

A pessoa expõe a desconfiança por conta da denúncia feita, em 2019, pelo morador João Caetano da Paixão de “fortes indícios de ocorrência de fraude no concurso público para provimento de cargos de Guarda Civil Municipal, consistente no favorecimento ilegal para aprovação de alguns candidatos ligados à atual gestão, inclusive ex-GCMs de algumas cidades vizinhas que se exoneraram com a promessa de serem ‘aprovados’ neste concurso”.

Paixão denunciou como possíveis beneficiados seis candidatos, entre eles Albertino. Com exigência de candidatos entre 21 e 40 anos, o concurso foi realizado, em 14 de abril de 2019, a menos de duas semanas de Albertino estourar o limite de idade – nascido em 25 de abril de 1979, agora tem 42 anos. O concurso ficou paralisado dois anos justamente devido a suspeitas de irregularidades e foi retomado no último dia 27 de junho, com teste físico.

Albertino respondeu a processo por usurpação de função pública, por andar fardado e portar arma da GCM de Embu, mas a ação foi arquivada. Ele era GCM em Taboão da Serra e pediu licença para ser segurança de Ney. Mas não teve a liberação renovada após briga política de Ney com o prefeito Fernando Fernandes (PSDB). Segundo a denúncia, ele teria pedido exoneração na cidade vizinha com a promessa de “passar” no concurso de Embu.

No entanto, Albertino foi exonerado por Ney, há um mês. Segundo relato de fontes do governo ao VERBO, ele caiu em “desgraça” com o episódio Marco Viana. Após alguns GCMs compartilharem um áudio do ex-comandante da GCM com críticas ao curso Patamo e “memes” de “informante” em um grupo de mensagem de texto da Guarda, Albertino recebeu o print e enviou a Viana para fazer boletim de ocorrência contra os GCMs “difamadores” e Ney.

Informado, Ney se sentiu traído por Albertino e o mandou embora. Agora, até o governo está divulgando que o ex-adjunto está com o direito de dirigir suspenso e estourou a pontuação da CNH e a idade do concurso. A desconfiança, porém, persiste. “Mudaram o local do teste de direção, da frente do estádio, no centro, para a estrada das Veredas, lugar isolado, para não ser visto”, disse o denunciante. Procurado, Albertino não respondeu.

CORREÇÃO – Albertino Dutra foi alvo de processo na Justiça por usurpação da função pública, por usar farda e portar arma da GCM de Embu das Artes sem integrar a corporação, mas o Ministério Público arquivou a ação

CONVOCAÇÃO A CANDIDATOS PARA PROVA DE DIREÇÃO DA GCM NESTE DOMINGO; ALBERTINO, 1º DA LISTA

Foto Reprodução

comentários

>