ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
A Força-Tarefa do Governo de São Paulo que combate aglomerações em festas durante a pandemia da covid-19 encerrou na madrugada desta sexta-feira (16) mais uma balada clandestina em Taboão da Serra, desta vez na casa noturna Beat House, na rua Caetano Barrela, na região central do município. Policiais civis e militares e agentes da Vigilância Sanitária e do Procon-SP atuaram após receber 173 reclamações de moradores contra o evento ilegal.
Por volta de 1h30 da manhã, a força-tarefa chegou à casa noturna e flagrou 467 pessoas aglomeradas, 145 – praticamente um terço – sem máscara. Extintores estavam sem funcionar e vários outros nem estavam nos pontos indicados obrigatórios. O estabelecimento tinha fiações elétricas expostas, além de não possuir um sistema de ventilação adequado. A saída de emergência estava com cadeado e teve de ser arrombada pelos policiais.
Os frequentadores, jovens, tentaram sair às pressas e forçaram a passagem. Um policial disparou bala de borracha para o alto contra a confusão. “A saída foi um pouco tumultuada, a gente precisou conter a saída do pessoal, mas com segurança todo mundo foi liberado. Agora, a Vigilância e o Procon fazem as medidas administrativas e a Polícia Civil faz o trabalho de responsabilização criminal dos envolvidos na festa”, disse o delegado Cesar Saad.
A casa não se pronunciou sobre a balada ilegal. A “Festa do Alci” foi divulgada na internet. A organização promoveu sorteio de bedida (“1 combo de vodka com energético”) para as 50 primeiras pessoas que postassem sobre o evento. O estabelecimento foi multado pelo descumprimento de normas sanitárias e ainda recebeu três autuações do Procon – e foi interditado. No local, o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) divulgou vídeo sobre a ação.
Em junho do ano passado, uma festa clandestina também foi encerrada na mesma rua, a menos de 50 metros do local do novo flagrante. A Guarda Civil Municipal interrompeu o evento na casa Hollywood Bar com 250 pessoas, sem máscara. Em 26 de junho, a força-tarefa acabou com outra balada ilegal, no Vila Vinttage, no Intercap, com 394 pessoas, 115 sem proteção facial, segundo o Estado. A GCM de Taboão atuou na operação há 20 dias e nesta sexta.
DENUNCIE
Qualquer pessoa pode denunciar festas clandestinas pelo telefone 0800-771-3541 e também no site www.procon.sp.gov.br ou pelo e-mail secretarias@cvs.saude.sp.gov.br (Centro de Vigilância Sanitária)
VEJA VÍDEO DA OPERAÇÃO QUE ENCERROU BALADA ILEGAL E FECHOU CASA EM TABOÃO NESTA 6ª-FEIRA