2 meses após ‘fake news’ de Aprígio, via no Mte. Alegre tem crateras e até cones

Especial para o VERBO ONLINE

R. Francisco Perez, no Mte. Alegre, há cerca de dez dias, esburacada e até com cones-barris na cratera em lombada, em obra abandonada | Adilson Oliveira/Verbo

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Importante rota para uma rodovia importante do Estado de São Paulo, a Raposo Tavares, a rua Francisco Perez, em Taboão da Serrra, está ainda mais deteriorada, até com buracos em lombada e cones-barril em cima. A via no Jardim Monte Alegre começou a ser raspada para recapeamento, mas a obra foi abandonada pelo governo Aprígio (Podemos). Curiosamente, há dois meses, a gestão municipal disse que a rua estava “recuperada” – “fake news”.

Uma moradora procurou o VERBO para relatar o transtorno, há dois meses. “Gostaria de fazer uma reclamação, referente à Secretaria de Obras e Manutenção. A rua Francisco Perez é uma importante via de ligação de Taboão para São Paulo sentido Raposo Tavares e o município de Osasco. Faz mais de 40 dias que iniciaram recapeamento da via e não terminaram o serviço, deixando totalmente esburacada”, disse Karin da Silva, no dia 13 de abril.

Com o abandono da obra, a via ficou com buracos enormes devido ao tráfego intenso, o maior na altura do número 140 sentido centro de Taboão que quase “jogava” os veículos para a calçada. Diante do grande risco para os motoristas e também para os pedestres e após reclamação de moradores, a prefeitura até fechou a principal cratera. “Vieram e taparam, mas não recapearam a via”, contou Karin, insatisfeita, dois dias depois, em 15 de abril.

Este portal foi até a Francisco Perez no dia seguinte, 16 de abril, e viu a rua raspada, mas com vários buracos e nenhum sinal mais de serviço. “Há dois meses rasparam toda a rua, deixaram uma sujeira danada – pode ver que ainda tem resto de obra aí. Mas ninguém veio fazer mais nada, está abandonada. Não tomaram nenhuma providência para recapear, acho que era essa a ideia. Está bem complicado”, disse o morador Marco Fiore, 55.

“Esta rua é de bastante movimento, como você [repórter] pode perceber, e está assim, cheia de buraco, eles rasparam e os buracos ficaram. Ali para cima tem vários, se não tomar cuidado deixa o eixo do carro lá, o motorista mais destraído pode acabar causando ou sofrendo um acidente. É perigoso. No meio da lombada tem um buraco, os carros ‘voam’ ali. As casas até estremecem devido às batidas dos carros [nas crateras]”, salientou Fiore.

A reportagem voltou à rua para verificar se a obra tinha sido retomada, uma semana depois, em 24 de abril, mas nada de recapeamento. Nesta quinta-feira (10), uma munícipe, Neusa Kuraoka, fez uma postagem que revelou o descaso do governo Aprígio. “Rua Francisco Perez, Jardim Monte Alegre, rua de tráfego pesado dia e noite por ser acesso de Taboão para a rodovia Raposo Tavares. Está em manutenção desde janeiro e cada vez piora”, disse.

“Parece que o trabalho foi abandonado, não tem mais funcionários no local já há meses. Até quando vai continuar assim? Até que não tenha mais condições de trafegar?”, reclamou ainda a moradora, diante de amontoado de pedras enormes e de dois cones em buraco grande sobre a lombada, o mesmo apontado pelo munícipe ouvido pela reportagem, que só fez crescer. O VERBO esteve na manhã desta sexta-feira de novo na rua e viu o desleixo.

Após a primeira visita ao local, no próprio dia 16 de abril, a reportagem indagou a prefeitura sobre a via: “Quando o trabalho de recapeamento da rua Francisco Perez será finalizado?” A gestão não quis responder. O relaxo se mostra mais absurdo porque há dois meses, em 15 de abril, o governo Aprígio disse, em “release” à imprensa, que a rua estava “recuperada” – dois dias antes, porém, a “fake news” já tinha sido desmentida pela moradora Karin.

EM 15/4, APRÍGIO DIZ QUE A FRANCISCO PEREZ ESTÁ ‘RECUPERADA’ – 2 MESES DEPOIS, SEGUE ABANDONADA

VEJA FOTOS DO ESTADO DE ABANDONO DA R. FRANCISCO PEREZ, NO JD. MONTE ALEGRE, EM ABRIL E AGORA

Fotos Adilson Oliveira/Verbo – 16.abr.21
Fotos Alceu Lima/Verbo – 24.abr.21
Fotos Adilson Oliveira/Verbo – hoje, 11.jun.21
Postagem Neusa Kuraoka – 10.jun.21

comentários

>