RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em São Paulo
O governador João Doria (PSDB) confirmou nesta segunda-feira (7) a criação do Poupatempo em mais 20 cidades de várias regiões do Estado de São Paulo, entre elas Embu das Artes. Os novos postos serão instalados em parceria com os municípios e atenderão 1,5 milhão de pessoas. Em sistema “Balcão Único”, com atendentes multitarefa, oferecerão serviços de identificação, do Ministério Público e das prefeituras, como acesso a tributos municipais.
“É um formato mais digital, mais serviços, menos espaço físico e mais eficiência. […] É a multiplicação de serviço competente”, afirmou Doria. Além de Embu, as cidades beneficiadas são Amparo, Artur Nogueira, Barueri, Boituva, Cabreúva, Campos do Jordão, Cerquilho, Ilha Solteira, Itararé, Jaguariúna, Monte Mor, Olímpia, Paulínia, Presidente Epitácio, Rio Grande da Serra, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Isabel, São José do Rio Pardo e Tremembé.
As novas unidades fazem parte do plano de expansão do Poupatempo, anunciado em agosto do ano passado, que prevê ainda a incorporação dos serviços do Detran. Com a integração, as Ciretrans, as unidades do departamento estadual de trânsito nas cidades, atenderão o cidadão no mesmo local. Hoje, nas seis cidades da microrregião, apenas Taboão da Serra possui Poupatempo. No último dia 24, Doria anunciou o posto em Itapecerica da Serra.
O prazo de instalação do Poupatempo em Embu não foi divulgado – em Taboão, a unidade foi anunciada em setembro de 2013 e inaugurada em janeiro de 2015. O prefeito Ney Santos (Republicanos) e o vice Hugo Prado (MDB) participaram da cerimônia, no Palácio dos Bandeirantes, em que Doria assinou a criação dos novos postos. Estiveram também o vereador de Embu Adalto Batista e a deputada estadual Analice Fernandes, ambos do PSDB.
Ney comemorou a confirmação do posto em Embu. “Tenho certeza que a vinda do Poupatempo para nossa cidade irá facilitar e muito a vida dos nossos munícipes”, postou nas redes sociais. Ressentido por desavenças políticas, ele citou apenas o deputado federal Marcos Pereira e os deputados estaduais Gilmaci Santos, ambos do Republicanos, e Jorge Caruso (MDB), e divulgou foto do ato ao lado de Doria com a parte em que estava a deputada cortada.
Analice postou também foto do ato de assinatura, sem excluir Ney. “O governador João Doria atendeu ao nosso pedido e liberou recursos para a implantação de um Poupatempo em Embu das Artes. Independente das escolhas políticas do poder executivo municipal, sempre lutarei e trabalharei pelo desenvolvimento de Embu”, publicou, em tom de resposta. Ela celebrou a conquista em vídeos com Adauto e o presidente do PSDB de Embu, Alex Macedo.
O Poupatempo oferece, em um mesmo local, centenas de serviços, como emissão de documentos pessoais, carteira de habilitação, licenciamento de veículos, entre outros. Com o início da pandemia, ampliou os serviços digitais, para melhor atender a população. Hoje, tem 137 opções no site www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim do ano, tem como meta chegar a 180 serviços digitais.