Embu registra mais 10 mortes e 210 casos de covid em uma semana; Hugo mente sobre vacinação

Especial para o VERBO ONLINE

Vice Hugo Prado, que diz que Embu é uma das cidades que mais vacinaram, mas é a última em relação à população; município registra 357 óbitos | Divulgação

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Embu das Artes registra 357 mortes por covid-19 e 8.377 casos desde o início da pandemia, nesta terça-feira (18), dez óbitos e 210 diagnósticos positivos a mais em uma semana – no dia 11, contava 347 vítimas e 8.167 contaminações. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde. O governo Ney Santos (Republicanos) não tem transparência na pandemia – não emite boletim diário da doença nem o perfil de óbitos e número de internações.

O governo municipal divulgou o último boletim da covid-19 na quinta-feira (13), com 347 mortes e 8.167 casos. Mas esse quadro, como informado nesta reportagem, era registrado no dia 11. Dois dias depois, Embu notificava 351 óbitos 8.265 diagnósticos. Ou seja, além de atrasar a divulgação do informe, a gestão Ney informa números errados. Mesmo com os dados incorretos, na prática, Ney informa dez mortes e 210 casos a menos que o real.

A gestão Ney esconde ou desinforma o quadro da covid-19 desde os primeiros casos, em março do ano passado, para evitar questionamentos sobre o atendimento na pandemia, mas teve um baque com a investigação da Polícia Federal que apontou fraude e desvio de recursos federais na contratação firmada pelo governo com a organização social privada AMG, que gerencia os prontos-socorros de Embu, inclusive que atendem pacientes da pandemia.

O governo Ney tem compulsão pela manipulação também em relação à vacinação contra a covid-19. Na noite desta terça-feira (18), o vice-prefeito Hugo Prado (MDB) disparou em rede social – em ato repetido por comissionados e correligionários do prefeito – a mensagem de que “a vacinação dos grupos prioritários segue firme” e, “graças ao plano municipal de imunização, nossa cidade é uma das que mais vacinas aplicou [sic] em todo o Estado”.

Ao contrário da retórica falaciosa do vice, Embu é o que menos vacionou em relação à população na região – é o último entre as oito cidades locais. No ranking do Estado, entre 645 municípios paulistas, Embu figura nas últimas posições, é o 618º colocado, com vacinação de apenas 13,4% dos moradores – 37.151 imunizados com a primeira dose e 20.124 com a segunda. O munícipio só se aproxima de Embu-Guaçu, que está uma posição acima (617ª).

Embu é “lanterna” na região, principalmente, por estratégia errada. Em vez de vacinar nas 16 UBSs da cidade, nos bairros dos moradores, Ney optou por postos volantes, poucos, quatro, mas a partir de 26 de abril – eram menos ainda. Mesmo em prejuízo da população, ele preferiu os postos volantes para explorar politicamente a vacinação – já que não conseguiria fazer “marketing” na porta das UBSs. Ney é candidato a deputado federal em 2022.

BOLETIM DA COVID DIVULGADO PELA GESTÃO NEY, DESATUALIZADO CINCO DIAS E COM DADOS ERRADOS

HUGO DIZ QUE EMBU ESTÁ ENTRE AS QUE MAIS VACINARAM CONTRA COVID, MAS É A ÚLTIMA NA REGIÃO

comentários

>