Professores e pessoas a partir de 60 anos são vacinados contra gripe a partir desta terça-feira (11)

Especial para o VERBO ONLINE

Idosa é vacinada contra gripe; imunizados que receberam vacina contra a covid ou contraíram a doença recentemente devem aguardar | Marcelo Camargo/ABr

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira (11) – e vai até o dia 8 de junho -, em que serão vacinados professores e pessoas a partir dos 60 anos. Os que receberam a vacina contra a covid-19 devem aguardar pelo menos 14 dias após vacinado para receber a dose contra o vírus influenza. Em Taboão da Serra, a vacinação ocorre nas 12 unidades básicas de saúde (UBSs), de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Para se imunizar contra a gripe, é preciso apresentar carteira de vacinação, documento de identificação com foto e cartão do SUS. A campanha neste ano é dividida em três etapas que se estendem até 9 de julho. O imunizante protegerá contra três cepas do vírus da doença: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. Além das pessoas que receberam a vacina contra o coronavírus, as que contraíram a doença devem aguardar um prazo.

“As pessoas que tomaram a vacina contra a covid-19 recentemente devem aguardar, pelo menos, 14 dias para receber a dose contra a gripe. Agora quem teve covid-19 precisa esperar um pouco mais, no mínimo, 30 dias após o início dos sintomas para ser vacinado contra a gripe. Dessa forma garantiremos a eficácia de ambas as vacinas e que o organismo desenvolva os anticorpos conforme o esperado”, disse o secretário José Alberto Tarifa (Saúde).

A terceira e última fase da campanha contra a gripe começa no dia 9 de junho, quando serão vacinados pessoas com comorbidades e deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Em Taboão, na primeira etapa da campanha, iniciada em 12 de abril, a prefeitura vacinou 12.753 pessoas entre profissionais da saúde, crianças de seis meses até 5 anos, gestantes, mulheres que deram a luz há até 45 dias e indígenas. O número representa 11,60% do público alvo da campanha. A Secretaria Municipal de Saúde tem a expectativa de imunizar até o início de julho mais de 109.600 moradores taboanenses dos grupos propostos.

SERVIÇO
Campanha de vacinação contra a gripe
A partir desta terça-feira (11) (2ª etapa)
Público-alvo: professores e pessoas com 60 anos ou mais
Local: UBSs, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
(moradores da região da UBS Clementino podem utilizar as vans gratuitas da prefeitura para ir até outras unidades e receber a vacina contra a gripe; segundo o governo municipal, os veículos saem a cada 30 minutos, de segunda a sexta, da EMI Pica-Pau Amarelo)

comentários

>