Idosa não toma 2ª dose de novo em UBSs por faltar vacina; gestão Aprígio mente

Especial para o VERBO ONLINE

Secretária da Saúde, e localização da pasta e das 4 UBSs onde idosa de 72 anos foi se vacinar e não conseguiu, apesar da 'propaganda' da gestão Aprígio | Verbo

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A idosa de 72 anos de Taboão da Serra que foi na sexta-feira (23) às UBSs Parque Assunção, Oliveiras/Marabá e CSU/Parque Pinheiros para receber a segunda dose contra a covid-19 e não tomou por falta de vacina voltou nesta segunda-feira (26) e de novo não conseguiu. Ela não retornou apenas aos três postos, mas se dirigiu a um quarto e em nenhum tinha vacina. O governo Aprígio (Podemos) mente ao dizer que está “vacinando normalmente”.

O “desrespeito” da gestão com a idosa, que não pode sair sempre por problemas de saúde e acaba correndo risco de se infectar atrás da vacina, foi noticiada pelo VERBO no sábado (24). “Minha amada mãe foi tomar a segunda dose da vacina e não tinha… Parabéns, Aprígio, você é uma vergonha para Taboão da Serra”, protestou o filho André Luiz Volpe. “Vergonha essa gestão. Três postos e nenhum tinha vacina disponível”, falou Sheila Santos, filha.

Nesta segunda, o “descaso” persistiu. A quarta UBS a que a idosa foi e não conseguiu tomar a segunda dose – da Coronavac – por não ter foi a do Jardim América. “Minha mãe retornou aos postos hoje. Ela foi no CSU, Marabá, naquele perto da prefeitura [Parque Assunção] e no Intercap. Mais uma vez, não tem vacina. O prazo máximo recomendado vencerá na quarta. Estamos muito preocupados se o prazo estourar”, disse André à reportagem.

Na sexta-feira, na página da prefeitura no Facebook, Sheila apontou as UBSs em que não tinha vacina. Não teve nenhuma resposta. “Minha mãe precisava tomar a segunda dose da vacina na sexta 23, rodou o Taboão e simplesmente não tinha vacina. E agora??? Segunda-feira vai ter vacina??? Não adianta fazer propaganda se não tem organização. Ontem mesmo reclamei e ninguém deu nenhuma explicação”, reclamou, no sábado.

Apenas nesta segunda-feira a prefeitura se manifestou – o governo Aprígio só responde aos munícipes em dia de expediente, mas no fim de semana divulga “propaganda”. E mentiu ao dizer que “todas as UBS estão vacinando normalmente e estão bem abastecidas com as vacinas” – a pasta de Comunicação tem como secretário um publicitário, Arnoldo Landiva, que sonega dados de interesse público e passa informações falsas ou manipuladas.

Sheila reagiu à mentira oficial. “Minha mãe acabou de voltar [dos postos] e sem tomar vacina. Inadmissível essa desorganização. Vai acabar perdendo o prazo, e aí? Falta de respeito. Qual posto tem vacina então??? Vou ter que ir no Ministério Público??? Qual o telefone para falar com vocês???”, escreveu. O governo Aprígio calou. Outra moradora perguntou onde tinha vacina. A gestão repetiu que “todas as UBSs” vacinavam. Sheila desmentiu.

O marido da moradora de 72 anos, que também é idoso, foi ainda à Secretaria de Saúde cobrar a vacina. “Falaram para ele que vai ter amanhã. Eu liguei na secretaria, falei com Daiane. Ela me falou que ia chegar amanhã o caminhão com as vacinas do [Instituto] Butantã, que só estão com a Oxford [AztraZenica]. Eu questionei: ‘Por que a prefeitura não divulga? Em nenhum momento está falando que está com falta de vacina do Butantã'”, disse Sheila.

“Eles estão fazendo propaganda que é o município que mais está vacinando, que está tudo lindo, maravilhoso, tanto que me responderam hoje a um questionamento que fiz no sábado que estão vacinando normalmente. Eu rebati, a mãe tinha acabado de chegar em casa e mais uma vez não conseguiu se vacinar. Liguei na Ouvidoria, reclamei que não está tendo vacina”, disse Sheila, ainda em áudio que o irmão encaminhou à reportagem.

“Estão fazendo a população, a mãe, por exemplo, perder tempo. Ainda é um risco, é uma pessoa não imunizada que está circulando na rua porque está atrás de vacina. E a prefeitura está escondendo, não está esclarecendo que tem problema com a vacina do Butantã, faz propaganda enganosa. Se até amanhã não resolver, vou denunciar no MP. É uma mentira descarada”, falou Sheila. Após pressão, a gestão “achou” a dose e finalmente vacinou a idosa.

OUÇA/LEIA NOVAMENTE INDIGNAÇÃO DA FAMÍLIA DE IDOSA QUE DE NOVO NÃO FOI IMUNIZADA EM 4 UBSs

comentários

>