300 doses de vacina sumiram de UBS, noticia UOL; Aprígio evita falar em desvio

Especial para o VERBO ONLINE

UBS Santo Onofre (Pirajuçara), alvo de reportagem do UOL; governo Aprígio diz que 300 doses sumiram, mas evita falar em desvio de vacinas | Verbo/Reprodução

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O governo Aprígio (Podemos) confirma que 30 frascos de vacina contra a covid-19, que equivalem a 300 doses, sumiram de dentro de uma geladeira usada para acondicionar o imunizante na UBS Santo Onofre (Pirajuçara), em Taboão da Serra, noticiou nesta sexta-feira (16) o UOL, um dos maiores portais de notícias do país. O desvio das vacinas foi revelado na terça-feira (13) com exclusividade pelo VERBO, a partir de denúncia de três leitores.

A reportagem de Naian Lopes, em colaboração para o UOL, tem abertura (“lead”, no jargão jornalístico) com a informação de que a diretora de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) em Taboão foi exonerada preventivamente, enquanto a prefeitura da cidade localizada na região metropolitana de São Paulo investiga uma denúncia de desvio de 300 doses da vacina contra a covid-19. O portal diz que a denúncia teria sido feita por funcionários da UBS.

De acordo com o UOL, a prefeitura informou por nota oficial que a demissão da diretora é “preventiva até a conclusão das apurações sobre eventuais responsabilidades sobre o caso por meio do relatório final”. Ainda segundo o portal, a gestora “ocupava um cargo de livre nomeação e não era efetiva – seu nome não foi divulgado na nota”. Este portal revelou que a diretora era Fernanda Nascimento Cruz, ligada ao vereador Alex Bodinho (PL).

“Mesmo com a demissão da diretora, a prefeitura fez questão de afirmar que não é possível dizer se houve desvio e também não se sabe se a mulher é a responsável pelo suposto crime”, relata o UOL. Ainda em tom crítico, sobre a então gestora da unidade, a reportagem diz que “a demissão aconteceu no dia 8 de abril, mas apenas anteontem a prefeitura tornou o caso público” – ou seja, na quarta-feira (14), apenas depois de este portal revelar o episódio.

O portal informa também que a prefeitura, como abriu uma sindicância, optou por não fazer denúncia formal junto à polícia e, por isso, não há inquérito policial até este momento. Sobre a exoneração da gestora, a reportagem indica estranhar ainda que, “embora a prefeitura não tenha divulgado o nome da diretora [em nota], a informação consta no Diário Oficial Municipal”. O UOL não divulgou a identidade por não localizar a pessoa nem a defesa.

Denunciantes que procuraram este portal acusam que o governo tenta abafar o caso ao evitar falar em “desvio”, e o discurso de que “não é possível dizer se houve desvio e também não se sabe se a mulher é a responsável pelo suposto crime” indica isso. À reportagem, a gestão disse que ia “buscar informações” para se pronunciar. Depois, questionada por e-mail, também não respondeu – o governo Aprígio demonstra incômodo com o VERBO.

LEIA REPORTAGEM DO UOL SOBRE DESVIO DE VACINAS CONTRA COVID-19 NA UBS NO PIRAJUÇARA

RELEMBRE Nomeados de Aprígio desviaram vacina-covid de UBS no Pirajuçara, diz denúncia
………………..Vacina teria sido misturada para render mil doses; gestão Aprígio esconde desvio
………………..Após desvio de vacina, ‘pessoal’ de Bodinho fica em UBS fechada em ato suspeito

comentários

>