ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
Internado desde sexta-feira (26) com covid-19, o chefe de gabinete da Subprefeitura de Embu das Artes, Paulo Silas, passou um “sufoco” ao ter agravamento do quadro, mas se recupera da infecção pelo coronavírus. Ex-vereador de Taboão da Serra e secretário de Desenvolvimento Social até o ano passado, no primeiro governo Ney Santos (Republicanos), Silas está no Hospital Sancta Maggiore (rede Prevent Senior) no Real Parque (região do Morumbi).
Silas se sentiu mal ao ter falta de ar forte e teve 30% dos pulmões comprometidos. Com quadro estável, ele apresenta às vezes saturação entre 93% e 94%, patamar que gera preocupação, segundo os médicos. No início da noite desta terça, porém, estava com 97% – valor entre 95% e 100% é considerado normal (abaixo de 90%, requer suporte externo de oxigênio). Em recuperação, o próprio Silas conversou com o VERBO, via mensagem de texto.
Silas enfrentou momento crítico ontem. “Passei muito mal, estou internado. Na segunda, quase fui intubado, mas graças a Deus ele me deu um milagre. Hoje estou melhor, mas passei um sufoco ao lado de meu Deus, que me deu força, e as orações dos queridos amigos. Obrigado pela sua preocupação”, disse à reportagem. Ele tem 68 anos, completados no mês passado – é da faixa etária de risco para a doença. Silas ainda não tem previsão de alta.