SP antecipa cronograma e começa a vacinar idosos de 69 a 71 anos contra covid no próximo sábado

Especial para o VERBO ONLINE

Vacina do Instituto Butantan (Coronavac), 'que sustenta o programa nacional de imunização'; idosos de 69 a 71 anos são vacinados a partir do dia 27 | Governo SP

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em São Paulo

O governo João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (19) que idosos de 69 anos começarão a ser vacinados contra a covid-19 no Estado de São Paulo no dia 27 de março (sábado), junto com o público de 70 e 71 anos – receberão a primeira dose. Na faixa das três idades, cerca de 910 mil pessoas deverão ser imunizadas contra o coronavírus, segundo a gestão estadual. Nesta sexta (19) começou a vacinação das pessoas de 72 anos ou mais.

O vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) disse que o Estado antecipou a vacinação da faixa de 70 e 71 anos, prevista inicialmente para dois dias depois, e incluiu a de 69 no cronograma. “Inicialmente a previsão era de vacinar somente idosos acima de 70 anos e só a partir do dia 29. Antecipamos a data e também conseguimos incluir os idosos de 69 anos, ampliando a vacinação em São Paulo para quase um milhão de pessoas”, disse, em coletiva.

A expectativa é que todos os municípios recebam doses suficientes para acompanhar a antecipação e vacinar na nova data. O Estado recomenda que as 910 mil pessoas do grupo – ou familiares – façam pré-cadastro no site “Vacina Já” (vacinaja.sp.gov.br), o que, segundo o governo, economiza 90% no tempo de atendimento – leva cerca de 1 a 3 minutos para quem preencheu o formulário e 10 minutos para quem vai informar os dados na hora.

O governo ressalta que esse é a segunda antecipação do cronograma realizado pelo Plano Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo no mês. O primeiro resultou no início da imunização do público na faixa de 72 a 74 anos, que reúne 730 mil idosos. Com o novo adiantamento, já são mais de 5,1 milhões de pessoas no Estado com cronograma de vacinação definido e em andamento, considerando todos os grupos anunciados até o momento.

Nesta sexta, o governo paulista entregou ao Ministério da Saúde mais 2 milhões de vacinas do Butantan para imunização dos brasileiros. No total, repassou 7,3 milhões, a maior entrega semanal. “Falta ainda entregar até o final de março – e já temos essas vacinas prontas – 11,5 milhões. Em março, totalizaremos a entrega de 22,7 milhões. A vacina do Butantã é a que sustenta o programa nacional de imunização”, disse o diretor Dimas Covas.

Apenas a quantidade da terceira semana de março já é superior a todo o mês de fevereiro, quando foram entregues 4,85 milhões de doses – 22,7 milhões significarão quase cinco vezes mais. Até o final de abril, o número de vacinas garantidas por São Paulo ao país somará 46 milhões e o Butantan pretende antecipar em 30 dias a entrega das outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros, totalizando 100 milhões até 30 de agosto.

comentários

>