Após UBS Clementino fechar, idosos enfrentam aglomeração no CSU/Pq. Pinheiros para se vacinar

Especial para o VERBO ONLINE

UBS CSU/Pq. Pinheiros tem fila e aglomeração na vacinação de idosos contra covid; acompanhantes não puderam entrar, denunciam moradores | Reprodução

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A UBS CSU/Parque Pinheiros, em Taboão da Serra, registrou confusão na manhã desta sexta-feira (19) no início da vacinação de pessoas de 72 anos ou mais contra a covid-19. Idosos enfrentaram fila e aglomeração para se vacinar e não puderam ser acompanhados por familiares até a sala de imunização devido à proibição imposta pela direção da unidade, de acordo com denúncia de moradores. Por volta das 9h30, a fila já tinha cerca de cem metros.

Em pleno recrudescimento da covid-19, após colapso do sistema de saúde municipal com a morte de pelo menos 11 pacientes na UPA Akira Tada em apenas quatro dias e registro de mortes diárias na cidade, os idosos acabaram em aglomeração, com risco de se contaminar, em decorrência da decisão do prefeito Aprígio (Podemos) de desativar a UBS Clementino para se tornar pronto-atendimento (triagem) do coronavírus – com apenas seis leitos.

Em erro estratégico, Aprígio diz que os usuários da UBS Clementino terão transporte para os postos do Suiná e Oliveiras/Marabá, mas os moradores estão buscando atendimento na UBS CSU/Parque Pinheiros, que é mais próxima – onde os idosos foram se vacinar. Com a procura da vacina pelos próprios moradores de origem, a UBS CSU/Parque Pinheiros ficou superlotada – a administração não passou no primeiro teste concreto da mudança.

O fato foi reportado pelo jornalista David da Silva na rede social. “Fila de vacinação na UBS Parque Pinheiros/CSU está saturada, pois há o acúmulo com moradores do Jd. Clementino, cuja unidade de saúde está fechada. Munícipes se queixam que não podem adentrar na UBS p/ [para] acompanhar seus idosos até a sala de vacina”, postou, às 9h38. Procurado, o governo Aprígio informou que “o fluxo foi normalizado em menos de uma hora”.

OUTRO LADO
Leia, na íntegra, a nota do governo Aprígio:
“A prefeitura de Taboão da Serra informa que as unidades de saúde tem maior procura no período da manhã porque, além da vacinação, acolhe os pacientes que fazem coletas de exames. Com a alta procura pela vacina contra a Covid-19, antecipada para idosos maiores de 72 anos nesta sexta-feira 19/03, na unidade do CSU, a Secretaria de Saúde atuou com agilidade e organizou o fluxo de atendimento de vacinação, que foi normalizado em menos de uma hora. “Sobre a unidade do Jardim Clementino, o governo municipal disponibilizou para os moradores do bairro e da região vans no sistema leva e traz com saída de 30 em 30 minutos na frente da EMI Pica-Pau com destinos para as UBSs Suiná e Marabá/Oliveiras.”  

VEJA VÍDEO DA FILA E AGLOMERAÇÃO NA VACINAÇÃO DE IDOSOS DE 72 ANOS NA UBS CSU/PQ. PINHEIROS

Vídeo – David da Silva

comentários

>