Maria Amélia assume Ouvidoria e promete ‘cobrar’ da gestão Aprígio resposta às queixas da população

Especial para o VERBO ONLINE

A nova ouvidora do município de Taboão, a advogada Maria Amélia, 61, nomeada pelo prefeito Aprígio no dia 9 após ser aprovada pela Câmara | Ian Freitas/PMTS

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A advogada Maria Amélia Santos Alencar, 61, é a nova Ouvidora-Geral de Taboão da Serra. Ela foi nomeada pelo prefeito Aprígio (Podemos) na terça-feira (9), no mesmo dia em que foi sabatinada e teve o nome aprovado pela Câmara dos Vereadores, por unanimidade. A Ouvidoria é um canal para a população avaliar os serviços da prefeitura e apresentar reclamações e sugestões para melhoria do atendimento dos equipamentos municipais.

A nova ouvidora promete “cobrar” serviços de qualidade aos moradores. “Pretendo fazer o meu trabalho da melhor forma possível, imparcial, junto com a população. Para isso, eu preciso ter condições, a resposta às demandas vai depender muito dos departamentos, das secretarias, a Ouvidoria não é um órgão executivo, vai intermediar conflitos e exigir que a administração pública cumpra com suas obrigações”, disse Maria Amélia ao VERBO.

“Não tenha dúvida de que vou me empenhar, cobrar. Essa é a minha característica, minha personalidade”, declarou a ouvidora. Segundo o governo, ela vai se reunir com os secretários e departamentos para conscientizar sobre o trabalho da Ouvidoria. “Para a gente trabalhar na mesma linguagem, redondinho, para atender rapidamente a demanda dos nossos munícipes”, disse. Ela espera “colaboração” das pastas e setores para fazer “ótima gestão”.

Os moradores poderão apresentar as demandas à Ouvidoria por meio do canal próprio no site da prefeitura – com opção de as reclamações serem sigilosas ou anônimas -, telefone e caixas de críticas e sugestões colocadas nos equipamentos municipais. “Fiquei sabendo que tem UBS [unidade básica de saúde] que não dispõe, e vamos colocar. Nem todo mundo tem acesso à tecnologia”, disse a ouvidora. O órgão faz também atendimento presencial.

“O morador pode chegar, é porta aberta, não tem isso de marcar. É claro que agora o atendimento presencial está suspenso devido à pandemia. Mas se alguém aparecer a gente não vai mandar voltar, vai atender, com segurança, distanciamento”, disse Maria Amélia. A equipe é de quatro pessoas. “São três concursados, que já estavam lá e eu mantive, e a ouvidora da Saúde, livrre-nomeada, que fica comigo só para atender reclamações da saúde”, explicou.

Maria Amélia foi coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão por seis anos, de setembro de 2006 a 2012. Setores da sociedade aguardavam que voltasse ao cargo, sob Aprígio. “As mulheres, de modo geral, esperavam isso. Eu dei a minha contribuição lá, tenho que ir para novos desafios. A Ouvidoria é tão importante quanto. Na coordenadoria eu atendia um público, as mulheres. Agora vou atender homens, mulheres, engloba tudo”, disse.

SERVIÇO
Ouvidoria-Geral Municipal de Taboão da Serra
Trav. das Palmas, 4, Parque Assunção (atrás da prefeitura)
Tel.: (11) 4788-5337
Canal para apresentar reclamações – clique aqui

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