Apesar da falácia do ‘sai na frente’, gestão Ney não vacinou 1º idosos de 75 anos contra covid no Estado

Especial para o VERBO ONLINE

Governo Ney usa rede social oficial da prefeitura para 'fake' de que Embu foi a 1ª a vacinar 75 anos contra covid em SP; Tremembé vacinou antes | Binho/Verbo

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O governo Ney Santos (Republicanos) voltou a alardear uma falácia sobre a vacinação contra a covid-19 ao dizer que Embu das Artes “saiu na frente” ao ser o primeiro município a vacinar idosos a partir de 75 anos no Estado de São Paulo, na sexta-feira (5). O vice-prefeito Hugo Prado (MDB) já tinha feito fala “fake news” ao dizer, na imunização de pessoas de 78 ou mais, que Embu era “a primeira cidade do Brasil a alcançar esse grupo prioritário”.

Diferentemente de Hugo, conhecido por se empolgar na “marquetagem” de distorcer os fatos para se promover politicamente, o governo usou e-mail “oficial” da prefeitura para fazer a afirmação “fake” oficialmente. Na sexta, às 10h36, a gestão encaminhou à imprensa o informe (“release”) com o seguinte teor: “Embu das Artes mais uma vez sai na frente no combate à Covid-19 sendo a primeira cidade do Estado a vacinar idosos acima de 75 anos”.

O governo Ney seguiu na toada de autopromoção. “O trabalho intenso e de muita dedicação é da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Saúde, que vem executando com maestria o Plano Municipal de Vacinação, tornando-se referência na região e agora no Estado de São Paulo. A partir desta sexta-feira, dia 5/3, os munícipes desta faixa etária poderão se dirigir aos pontos de vacinação para receberem a primeira dose”, completou.

Quando Hugo “apelou” que Embu era a primeira a vacinar contra a covid-19, no dia 1º, idosos de 78 e 79 anos no país, dezenas de municípios Brasil a fora já tinham iniciado a vacinação de septuagenários, como Recife, que havia imunizado idosos de 78 na sexta-feira anterior, no dia 26 de fevereiro. O Distrito Federal (Brasília e 30 cidades-satélites) também tinha começado a vacinar cidadãos a partir de 76 anos na sexta-feira, três dias antes que Embu.

Agora, o governo Ney também não foi o primeiro a vacinar idosos de 75 anos ou mais contra a covid no Estado. A prefeitura de Tremembé (SP) iniciou a vacinação de pessoas com 75 anos quatro dias antes, na segunda-feira (1º), conforme este portal já tinha informado quando desmentiu a afirmação do vice. “Com novas doses disponíveis, Tremembé inicia vacina em grupo de 75 anos”, noticia o portal da cidade do Vale do Paraíba em 26 de fevereiro.

“Mais 360 doses Oxford-AstraZeneca chegaram nesta sexta-feira e vacinação avançará para o grupo de 75 anos ou mais na segunda-feira, 1º de março. Se fosse um país da América do Sul, o ritmo de vacinação de Tremembé estaria à frente de todos exceto do Chile”, continua a prefeitura. Ainda segundo o informe, o secretário de Saúde de Tremembé, Carlo Guilherme, disse que a “estratégia” era “vacinar os idosos com 75 anos ou mais de casa em casa”.

Embu tem mais de três vezes a população de Tremembé. Até por isso deveria disponibilizar a vacina em todas as unidades básicas de saúde do município, mas só está aplicando a dose em dois pontos, no parque Francisco Rizzo (centro) e na UBS Independência. Mas o fato é que a cidade não começou a vacinar antes de outras cidades paulistas – quando o governo Ney fala que é o “primeiro”, que “saiu na frente”, o cidadão já pode desconfiar.

comentários

>