Taboão relata 2 óbitos por covid neste sábado; gestão Aprígio não divulga boletim

Especial para o VERBO ONLINE

Morro do Cristo; Taboão registrou mais duas mortes por covid e soma 413; governo Aprígio, que não emite boletim diário, não informou perfil | Alceu Lima/Verbo

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Taboão da Serra registrou neste sábado (6) mais duas mortes por covid-19 e passa a contabilizar 413 vítimas no total. A informação foi apurada pelo VERBO. O governo Aprígio (Podemos) não divulga boletim no fim de semana, mesmo com o agravamento da pandemia. No entanto, a reportagem confirmou a notificação das novas vítimas com o secretário Mario de Freitas (Governo). Porém, ele não informou o perfil dos óbitos nem os casos atualizados.

Este portal apurou também que a UPA Akira Tada, que nesta sexta-feira estava com 39 leitos ocupados com pessoas acometidas pela covid-19, tem agora 38 internados – um paciente teve alta. O número de assistidos representa 95% dos leitos ocupados, já que a UPA possui 40 vagas. Ainda conforme levantamento da reportagem, do total de internados, 29 estão em leitos de enfermagem e nove, na sala de emergência, dos quais sete intubados.

Taboão da Serra tem agora taxa de mortalidade por covid-19 de 140,64 óbitos por 100 mil habitantes, a mais alta da região, acima também da média do Estado de São Paulo, de 132,68. Nesta sexta-feira, o município registrara três mortes pelo coronavírus, uma de uma menina de 7 anos, sem comorbidade (não tinha doença anterior), segundo o governo. É a quinta criança da cidade com menos de dez anos de idade a morrer vítima da pandemia.

Não é possível calcular a taxa de letalidade sem o número atualizado de casos. Ao ser cobrado a informar ainda neste sábado o perfil dos novos óbitos, Freitas disse: “Então aproveita para dizer que o governo do Estado não libera vagas pelo sistema Cross [de regulação de leitos] há uma semana, estamos com 12 pacientes aguardando”. Questionado por que não informou sobre a demora antes, ele disse: “Não posso afirmar uma semana, mas dias”.

comentários

>