ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE
Conforme o planejamento estabelecido pelo governo de São Paulo, quatro das seis cidades da região estão vacinando a partir desta quarta-feira (3) moradores de 77 anos ou mais contra a covid-19. O cronograma do Estado prevê a vacinação de 430 mil pessoas de 77 a 79 anos. Na segunda, na maioria dos municípios, as prefeituras começaram a aplicar a dose para idosos de 80 a 84 anos, estimados 563 mil, ainda segundo a gestão estadual.
Em Taboão da Serra, a vacina está sendo aplicada nas 13 unidades básicas de saúde da cidade, das 7h às 17h. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade, comprovante de endereço e Cartão SUS. Para agilizar o atendimento, a Secretaria de Saúde recomenda fazer um pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, já que antes de liberar para a sala de vacinação faz uma série de perguntas aos idosos, como se têm comorbidades.
Em Embu das Artes, a prefeitura só está vacinando os idosos de 77 anos ou mais em dois pontos, no parque Francisco Rizzo (centro), de segunda a sábado, e na UBS Independência, de segunda a sexta, das 9h às 17h. O governo diz que para ser vacinado é preciso comprovar ser morador de Embu e apresentar RG e – curiosamente – CPF. Na segunda (1º), Embu já tinha começado a vacinar pessoas de 78 e 79 anos – foi o primeiro na região.
Em Embu-Guaçu, os idosos de 77 a 79 anos estão sendo vacinados contra o vírus da covid-19 em cinco “polos”: na unidade básica de saúde II – centro, no drive-thru centro, e nas unidades básicas da saúde da família (UBSF) Sapateiro, Jardim Progresso e Paulo Maneta – Cipó. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que é necessário levar documento com foto, o Cartão SUS e um comprovante de residência, mas diz que “não é necessário agendamento”.
Em Juquitiba, os moradores de 77 anos ou mais são vacinados contra a covid em apenas um “polo” de vacinação, na praça do PEC (avenida Tancredo de Almeida Neves, s/nº), no centro do município, das 9h às 16h. A prefeitura diz que é preciso apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência, Cartão SUS e – também inusitadamente – CPF. A gestão fixa um período, diz que a imunização do grupo vai de 3 a 12 de março.
Itapecerica da Serra e São Lourenço da Serra não começam ainda a vacinar idosos de 77 anos ou mais a partir desta quarta. A Autarquia de Saúde esclarece que Itapecerica ainda não tem doses suficientes para iniciar a nova faixa etária. Em São Lourenço a situação é semelhante. “Ainda não recebemos vacina para pessoas com menos de 80 anos”, disse a secretária Michele Sales (Saúde). Ambos as cidades seguem vacinando idosos de 80 anos ou mais.
> Colaborou a Redação do VERBO ONLINE