Com escolhido ‘problemático’, Aprígio põe novo chefe da Segurança após 2 meses

Especial para o VERBO ONLINE

Nomeação de Gonçalves como secretário de Segurança; em entrega de armas, porém, Falcão é quem conversa com Aprígio, apesar de não efetivado | Reprodução

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O prefeito Aprígio (Podemos) nomeou na quinta-feira (25) o novo secretário municipal de Segurança, Vinicius Gonçalves Mendes Fernandes, conforme publicação no “Diário Oficial do Município” nº 964. Ele demorou quase dois meses para definir o titular da pasta após o primeiro escolhido, o delegado Rodrigo Falcão, não ser liberado pelo governo do Estado para ocupar o cargo e ter se envolvido em confusões mesmo sem ser oficializado no posto.

A nomeação do novo secretário é cercada de mistério. Questionada pela manhã sobre o “currículo” de Gonçalves, a secretária-adjunta Renata Gomes (Comunicação) disse que precisava pegar os dados do nomeado na Secretaria de Gestão de Pessoas. No início da tarde, ela disse que só após sair de uma reunião atenderia a reportagem. Por volta do mesmo horário, o secretário Mario de Freitas (Governo) disse que “logo envio”. No entanto, ambos não responderam mais.

Na sexta-feira (26), Aprígio fez uma postagem em rede social sobre a aquisição de armamento para a Guarda Civil Municipal em que diz que “também aproveitei a ocasião para apresentar o nosso secretário de Segurança Pública, Vinicius Gonçalves Mendes Fernandes”, mas em nenhuma das seis fotos que publicou mostra Mendes. Mas um vídeo do prefeito do ato mostra Falcão ao conversar com Aprígio e apontar para as armas, e não Gonçalves.

Gonçalves é identificado como membro das Forças Armadas. “Foi apresentado na secretaria, à comandante [Eliana] e ao subcomandante [Menoci], pelo Rodrigo. Falaram que era do Exército, mas não esclareceram a patente, e formado em administração”, disse um guarda à reportagem. Outro integrante da corporação apontou que Falcão indicou Gonçalves e quem continuará a ter voz de comando na pasta. “Ele é testa de ferro do Rodrigo”, falou.

Em menos de um mês como secretário, Falcão protagonizou duas polêmicas, assédio moral contra dois GCMs, sendo uma feminina, e ter incentivado um GCM a se vacinar contra a covid sem ser do grupo prioritário – reveladas pelo VERBO. Setores do governo o consideram “problemático”. Indagado sobre não ter sido confirmado secretário e supostamente ter Gonçalves como testa de ferro, Falcão ficou em silêncio. A reportagem não localizou Gonçalves.

CORREÇÃO – Ao contrário do afirmado anteriormente, o vídeo do prefeito do ato de entrega de armamentos à GCM mostra Falcão ao conversar com Aprígio e ao apontar para as armas, e não Vinicius Gonçalves Mendes Fernandes, nomeado secretário formalmente, informação já retificada na reportagem e na legenda da foto.

comentários

>