Taboão inicia vacinação de idosos de 80 anos ou mais contra covid; não falta dose em UBS, diz governo

Especial para o VERBO ONLINE

Idosa é vacinada contra covid-19 em Taboão da Serra, que imuniza a partir desta semana moradores com 80 anos ou mais nas 13 UBSs | Ian Freitas/PMTS

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra iniciou nesta segunda-feira (1º) a vacinação de pessoas de 80 anos ou mais contra a covid-19. Para receber a primeira dose do imunizante, os idosos devem se dirigir a uma das 13 unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. É preciso levar documento de identidade, comprovante de endereço e Cartão SUS. O governo Aprígio (Podemos) negou falta de doses em uma UBS.

Aprígio disse que a ampliação da campanha para novos públicos foi possível após o município ser abastecido com mais doses do imunizante. “Esta semana recebemos mais vacinas tanto iniciar a aplicação em idosos com mais de 80 anos, quanto para complementar quem precisa receber a segunda dose”, declarou o prefeito. O governo não informou, porém, a quantidade do novo lote. A administração iniciou a vacinação contra a covid em 19 de janeiro.

A prefeitura informou na sexta-feira que já tinha vacinado 12.990 moradores, dos quais 9.713 receberam a primeira dose e 3.277, a segunda aplicação. Segundo o “Vacinômetro”, do governo do Estado, nesta segunda-feira, Taboão aplicou 13.158 vacinas, sendo 9.792 em primeira dose e 3.366 em aplicação de reforço. As vacinas foram aplicadas em profissionais da saúde, pessoas maiores de 85 anos, idosos acamados e que vivem em asilos.

Na sexta-feira, Taboão chegou à marca de 403 óbitos por covid-19 e 12.010 casos confirmados desde o início da pandemia – embora 11.266 já se recuperaram (94% do total). Em mais uma evidência de agravamento da doença, a cidade registrou em fevereiro a média de 28 novos casos contra 20 no mês passado, aumento de 40% no número de infectados, segundo o governo. Na quinta (25), a UPA Akira Tada tinha 75% dos leitos para covid ocupados.

O “Bom Dia São Paulo” (TV Globo) noticiou na manhã desta segunda-feira que a UBS Santa Cecília (região da Vila Iase) não tinha doses da vacina para imunizar o público-alvo de 80 anos ou mais. Criticado por moradores a partir do informado pela emissora, o governo disse que a vacinação está acontecendo “normalmente”. “A informação é incorreta e estamos pedindo retratação”, disse a secretária-adjunta de Comunicação, Renata Gomes, ao VERBO.

SERVIÇO
Vacinação de idosos de 80 anos ou mais contra a covid-19 em Taboão da Serra
Nas 13 UBSs do município, das 7h às 17h; os moradores do público-alvo devem levar documento de identidade, comprovante de endereço e Cartão SUS

comentários

>