RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes
Um carro de luxo com placa preta com brasão de Embu das Artes e inscrição “001 Poder Legislativo Presidência” foi flagrado na noite de domingo (21), no centro do município em um ponto de balada. O presidente da Câmara Municipal é o vereador Renato Oliveira (MDB), sócio de um bar na região. O parlamento de Embu tem histórico de uso indevido de veículos a serviço dos vereadores e assessores, inclusive dificulta a identificação da frota usada.
O carro, um Citroen C4 Lounge branco, foi filmado e fotografado na praça central de Embu pelo autônomo Tadeu Veron, morador da cidade. “É um Citroen C4. No domingo, eram 21h30, o carro que flagrei estava estacionado em frente ao CAT, o centro de atendimento ao turista. Estava com escudo da cidade e escrito presidência. Pela filmagem dá para notar que é no fim de semana por causa do fluxo de pessoas e da música alta”, afirma.
Veron filmou e fotografou o Citroen estacionado e foi embora, mas já o tinha visto meia hora antes, tempo pelo menos em que o carro ficou no local. Ele flagrou apenas o automóvel e não viu Renato, mas supõe que o vereador o usava. “O que o carro do presidente da Câmara estava fazendo num domingo próximo à região de baladas, onde ele é sócio de um bar?”, questiona o morador. Ele não apenas fez as imagens do automóvel. “Vi pessoalmente”, diz.
Os carros oficiais da Câmara de Embu são Hyundai HB 20 sedan e pretos. A exceção é o do presidente, que é um Corolla, da mesma cor. Ainda assim, não é o flagrado pelo morador. Porém, conforme apurou a reportagem, Renato estaria usando a placa oficial em carro particular para ter “privilégios”, já que a identificação pode ser fixada em qualquer veículo. “Eles colocam aquela placa preta em qualquer carro”, diz um ex-assessor da presidência.
Renato é ex-secretário e “pupilo” do prefeito Ney Santos (Republicanos). Réu denunciado pelo Ministério Público por tentativa de homicídio triplamente qualificado contra um repórter do VERBO, ele não fala com este portal. Questionado sobre o Citroen com placa da presidência do Legislativo de Embu flagrado no fim de semana à noite em ponto de balada, o diretor-geral da Câmara, Felipe dos Santos (cargo político e aliado de Ney), ficou em silêncio.
Santos faz vista grossa sobre a identificação da frota oficial da Câmara, o que impede que os carros, alugados pelo Legislativo com dinheiro do contribuinte, tenham o uso fiscalizado pela população. A prática nas legislaturas passadas se repete. Indagado pela reportagem se os atuais carros são identificados, um funcionário disse: “Não há uma identificação que caracterize ser da Câmara. Nada, nem adesivo. Porém, a do presidente tem lá a placa 001”.
isso nao e novidade se tratando dessa turma do ney santos