ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Juquitiba
Juquitiba recebeu na noite desta terça-feira (19) a vacina Coronavac – 360 doses – e iniciou a vacinação dos profissionais de saúde. A Secretaria de Saúde disse que o lote inicial supre a demanda do município em relação ao primeiro grupo prioritário estabelecido pelo plano estadual de imunização contra a covid-19. Jacqueline Assis de Oliveira, enfermeira de 35 anos, foi a primeira vacinada em Juquitiba, na presença do prefeito Ayres Scorsatto (PL).
A vacina começou a ser aplicada nesta quarta-feira (20) nos profissionais das equipes do Centro de Atendimento a Covid-19, Unidade Mista de Saúde (pronto-socorro), Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps). “Vamos priorizar os nossos funcionários da saúde, os que estão na linha de frente da covid-19”, disse a secretária Roberta Rocha (Saúde).
“Essa quantidade que chegou, 360 doses, vai suprir a necessidade que temos hoje, temos 303 funcionários da área da saúde da prefeitura e demais da empresa que terceiriza hoje o pronto-socorro”, informou Roberta. A prefeitura elaborou um plano municipal de imunização com dois polos de vacinação, no centro e no Barnabés, e aguarda novas remessas da vacina para imunizar outro público-alvo, o de idosos. O cronograma será divulgado pela gestão.
Jacqueline foi vacinada pela própria secretária, que é enfermeira. “A segunda dose, ela vai vir tomar daqui 21 dias”, explicou Roberta. Outros três profissionais da saúde foram vacinados logo após o recebimento da vacina. Ayres se mostrou feliz pela chegada do imunizante à cidade. “É emocionante, recebemos esta noite o primeiro lote que vem suprir a necessidade da linha de frente”, disse. Juquitiba registra 24 mortes e 1.541 casos – 1.508 se recuperaram.