Fernando e Analice comemoram imunizantes anti-covid; vacina boa é a tomada, diz ex-prefeito

Especial para o VERBO ONLINE

Analice e Fernando celebram liberação da Coronavac e AztraZeneca; ele pediu 'que todos tenham a consciência e responsabilidade de se vacinarem' | Divulgação

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O ex-prefeito de Taboão da Serra Fernando Fernandes (PSDB) e a deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) comemoraram a aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) das vacinas Coronavac e AztraZeneca, contra covid-19, e saudaram os pesquisadores que a desenvolveram, em especial os do Instituto Butantan, vinculado ao governo de São Paulo. A Coronavac, do Butantan, é a única vacina disponível no país.

Enquanto a Anvisa ainda liberava as vacinas do Butantan e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), neste domingo, Fernando definiu o dia como um dos mais importantes da humanidade recentemente. “Estamos vivendo e fazendo a história. […] A vacina nos devolve a esperança. Certamente ainda viveremos um ‘novo normal’, mas teremos um novo momento. Muitas vidas serão preservadas. Muitas famílias não mais chorarão seus mortos”, disse.

Fernando ressaltou que “poderemos retomar a educação, a economia e tantos outros aspectos da vida”. “É um momento de muita emoção e responsabilidade técnica e política. Preciso fazer um reconhecimento ao governo do Estado de São Paulo, que apostou e investiu na ciência. Parabéns, governador [João] Doria, que numa postura republicana de um verdadeiro estadista coloca à disposição do povo brasileiro a vacina que aqui foi desenvolvida.”

Médico, ele disse que “esse momento único nos traz literalmente um novo fôlego”, mas advertiu que vacina boa é a tomada. “Precisamos que todos tenham consciência e responsabilidade de se vacinarem. Que todos os municípios, que é onde a vacinação efetivamente ocorre, não poupem esforços para que isso aconteça a bom termo. Parabéns a todos os que fazem e acreditam na ciência. Parabéns a todos os profissionais do SUS, de todo o Brasil”, disse.

Fernando reforçou o apelo à vacinação. “É uma vitória da ciência, é uma vitória do SUS. Precisa ser uma vitória do povo brasileiro. Tome a vacina. Abrace a vacina, abrace a vida!”, falou. Antes de partir para ações para enfrentar a pandemia, ele passou a orientar os moradores quando a covid ainda não tinha chegado ao Brasil, com 20 dias antes. Em 4 de fevereiro, ele veio a público “falar sobre algo que tem tirado o sono das pessoas, o coronavírus”.

Analice saudou os profissionais e o presidente do Butantan, Dimas Covas, e reconheceu o papel de Doria, “que de maneira corajosa lutou bravamente como um estadista, nesta que tem sido a maior crise sanitária dos últimos 30 anos”. “Respeitando as decisões e assumindo atitudes recomendadas pelo comitê de contingenciamento do Estado, como também da OMS, São Paulo mostra sua responsabilidade e sua pujança”, destacou ela, enfermeira.

“Como presidente da Comissão de Saúde, rendo minhas homenagens a esses brasileiros que acreditam na ciência e lutam bravamente pela vida, o nosso bem maior. A vacina nos devolve a esperança para o fim da pandemia. Viva a ciência, viva a vacina!”, disse Analice. Ela salientou que a vacinação já começou no Estado “e graças ao SUS todos terão direito”. “Serão duas doses com intervalo de 21 dias e as fases foram definidas priorizando o público-alvo.”

comentários

>