Mulher e três crianças morrem soterradas em Embu; homem ‘tragado’ é 5ª vítima

Especial para o VERBO ONLINE

Área de risco no Jd. do Colégio com casas soterradas por deslizamento; mãe e 3 crianças morreram; outro bebê e outra mulher estão desaparecidos | TV Globo

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Embu das Artes está de luto. Em tragédia anunciada, quatro pessoas de uma mesma família morreram soterradas em deslizamento de terra em uma área de risco na rua Centauro, no Jardim do Colégio, na noite desta terça (29), durante a forte chuva que caiu na região desde o fim da tarde. As vítimas são a mãe e três crianças, de 8 meses, 5 e 7 anos, meninos. Outro bebê de cerca de 1 ano e a avó também estavam no local e estão desaparecidos.

Duas casas foram atingidas, ao se situarem embaixo de um morro que desceu, por volta das 21h30. Elas ficavam no fundo de um terreno, acessível apenas por uma viela. Cerca de 40 bombeiros continuam as buscas pelas duas pessoas ainda não localizadas. “O local é de risco, estamos trabalhando com segurança, mas o local ainda é perigoso. Tem muita água descendo e tem muita terra descendo também”, disse o coronel Jefferson de Mello.

“O ideal é que não houvesse residências nas áreas de risco. Mas como isso é muito difícil, a orientação é que nessa época de chuvas intensas as pessoas procurem sair das casas, ir para local mais seguro, para residências de parentes e amigos, não ficar nesses locais, porque vai acontecer [deslizamentos], todo ano acontece, e vidas são perdidas. Patrimônio se recupera, vidas, não”, disse Mello. Segundo a Defesa Civil, Embu tem 13 áreas de risco.

Quarenta casas foram interditadas no local. A prefeitura ficou de fazer uma vistoria mais minuciosa para avaliar se algum imóvel poderá ser liberado para voltar a ser habitado. O comandante do Bombeiros comunicou, com pesar, a morte da mulher e das três crianças a um parente, que seria o pai dos meninos. No começo da manhã, o garoto de 7 anos, embora já encontrado pela equipe de salvamento, ainda não tinha sido retirado sob a terra que desceu.

Embu registrou quinta vítima fatal da enchente nesta terça-feira. Um homem de 56 anos, Paulo Sérgio da Silva, morreu ao ser arrastado pela enxurrada e cair em um bueiro, no Jardim Santa Tereza, durante o temporal. Ele chegou a ser retirado da boca-de-lobo por moradores e levado a um pronto-socorro, mas já chegou sem vida. Caíram cerca de 50 milímetros em Embu e em Taboão da Serra, que também teve alagamentos, mas sem mortes.

comentários

>