RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O candidato a prefeito de Taboão da Serra Aprígio (Podemos) promete na educação ampliar o número de creches, construir espécie de CEU (“escolão” com várias salas de aula, inclusive equipamentos de esporte e cultura) e “disponibilizar” passe-livre para estudantes. Ele avalia que Taboão – que teve Ideb de 6,7, acima da meta (6,3) – precisa de melhorias na área, ao afirmar que a educação do município “não é a pior, mas também não é a melhor”.
Aprígio – deputado estadual – fala em ampliar, se eleito, o número de creches proporcionalmente às necessidades da população, ao fazer a critica de que o governo Fernando Fernandes (PSDB) não consegue acompanhar o crescimento demográfico. “Quando ele [prefeito] faz uma ampliação, é muito pequena, e não funciona bem como deveria. E quando faz uma nova creche também se vê que é pequena, não cabe a população daquele bairro”, diz.
“Eu quero ampliar [as creches] que tem e fazer uma obra para atender o público pelo menos daquela [determinada] região”, completa Aprígio. No plano de governo que registrou na Justiça Eleitoral, ele defende parcerias ao dizer que irá “ampliar a rede de escolas municipais de ensino infantil (EMIs), através de convênios com entidade sociais de forma de manter as creches em funcionamento e visando zerar a carência deste atendimento”.
No documento, Aprígio promete ainda na educação infantil a “ampliação do horário de funcionamento das creches municipais e, onde houver efetiva [sic], assegurar atendimento 24 horas”, sem detalhar. O plano também menciona a “implantação de centros integrados de educação, esporte e cultura (Ciecs)”, nas “diversas regiões da cidade, com atividades multidisciplinares” – como teatro, dança e natação – “após o período de estudo convencional”.
Aprígio diz ainda que tem como proposta construir um CEU (Centro Educacional Unificado), como de São Paulo, no lugar onde é a Arena Multiuso, no Jardim Record. “Ali é uma obra onde foi enterrado o dinheiro dos munícipes, naquela obra não tem nada que funcione. O local fica um ano sem ter evento, e quando tem, se chove, tem que colocar um guincho para puxar os carros que não conseguem subir porque a rampa está fora de padrão”, diz.
O prefeiturável promete manter a distribuição do material e uniforme escolares e garantir “alimentação de qualidade” para todos os estudantes das escolas municipais. Ainda no plano de governo registrado, o candidato se compromete em “implantar cursinhos preparatórios para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e pré-vestibulares que possibilitem aos estudantes do ensino público, igualdade de condições no acesso à universidade”.
Aprígio quer “viabilizar convênio com a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UniVesp) para oferta de cursos” técnicos e de graduação. Promete ainda transporte municipal gratuito a estudantes, ao dizer “confiar em parceria com as empresas”. “Acho possível porque, além da prefeitura ter que custear uma parte, as empresas têm que contribuir também para custear a outra parte, para ajudar os estudantes a terem passe-livre.”