RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Acompanhado pelo prefeito Fernando Fernandes (PSDB), o governador João Doria (PSDB) esteve nesta quinta-feira (15) em Taboão da Serra, na Escola Estadual Reverendo Almir Pereira Bahia, no Pirajuçara, para iniciar a testagem para a covid-19 entre alunos e servidores estaduais. Taboão é o primeiro município a receber a ação do governo estadual, que pretende realizar os testes para o novo coronavírus em cinco escolas de cada cidade do Estado.
“A volta às aulas em São Paulo está sendo feita de forma segura, com a devida proteção a alunos, professores e servidores, de forma correta, sempre levando em conta a saúde e a vida. Nenhuma iniciativa no âmbito da educação, como em qualquer outra área do governo, está sendo adotada sem seguir os protocolos determinados pelo centro de contingência, com 20 médicos especialistas, epidemiologistas e infectologistas”, declarou Doria.
O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, que também participou da ação em Taboão, disse que os testes são importantes para fazer o isolamento de alunos que estejam com a doença e assim diminuir a transmissão. “Iniciamos hoje a testagem na rede estadual de ensino para diagnosticar casos de covid-19 e providenciar, se preciso, o isolamento a fim de evitar a transmissão do vírus para quem convive com estas pessoas”, afirmou.
A testagem é feita em 100 alunos por escola e em todos os servidores das unidades. A ação visa identificar a frequência de contágio do coronavírus no período de volta às aulas presenciais que, desde 7 de outubro, é opcional a alunos do ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A retomada das aulas presenciais ainda depende da autorização das prefeituras e submissão de planos de retomada das escolas às diretorias regionais de ensino.
O secretário Rossieli Soares (Educação), também presente em Taboão, disse que o objetivo é fazer com que os alunos retomem as aulas com toda segurança e seguindo os protocolos da saúde. “Essa iniciativa é importante para adequarmos as medidas”, afirmou. Apesar da liberação do Estado, a rede municipal de Taboão, que diferente das escolas estaduais atende na maioria crianças, só retomará as aulas quando comprovar que o retorno é seguro.