Jorge se afasta, Paulinho assume prefeitura de Itapecerica sob tensão entre rivais

Especial para o VERBO ONLINE

Jorge pediu licença médica para total recuperação da covid-19; Paulinho assume como prefeito de Itapecerica em ato de posse na Câmara nesta 4ª | Divulgação

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

O vice-prefeito Paulo Pereira, o Professor Paulinho (DEM), tomou posse como prefeito de Itapecerica da Serra na tarde desta quarta-feira (16), na Câmara Municipal. Ele assumiu o cargo com o afastamento do prefeito Jorge Costa (PTB), por tempo indeterminado. Jorge está internado há cerca de 15 dias com covid-19. A Lei Orgânica do Município diz, no artigo 57, que o prefeito não pode se ausentar da cidade por período superior a dez dias.

Jorge tem quadro de saúde considerado bom – ele está internado em um hospital particular em São Paulo, apurou a reportagem. Uma nota oficial publicada na página do prefeito em uma rede social na noite desta quarta-feira diz que Jorge “segue em plena recuperação”, mas, “para se dedicar inteiramente ao seu restabelecimento, solicitou licença médica”. O prefeito começou a sentir sintomas da covid-19, dor no corpo e tosse, no dia 29 de agosto.

Jorge chegou a gravar um vídeo, em leito hospitalar, para informar ter contraído o novo coronavírus. Ele se mostrou, porém, bem disposto e até brincou. “Por mais que eu cuidei, me utilizei dos protocolos, mas fui premiado. Em breve estaremos juntos”, disse. Comentou que gostaria de estar no aniversário de uma das filhas. “Mas estou aqui me cuidando para continuar forte e cuidando da nossa cidade”, falou. Ele estava na unidade semi-intensiva.

Três dias depois, no domingo (6), Jorge foi transferido para a UTI, mas consciente, não foi entubado. Porém, conforme apurou a reportagem, durante a noite, um membro da família expressou preocupação e chegou a dizer que “lamento informar que o Jorge foi para a UTI”, com pedido de “corrente de oração” pela recuperação dele. Jorge faz parte do grupo de risco para a covid-19 por ter mais de 60 anos – completou 61 no início do mês passado.

Paulinho foi convocado na terça-feira (15) para assumir o cargo, pela Câmara, por meio do presidente Pastor Márcio (PSDB). A posse do vice gera tensão entre os funcionários livre-nomeados, que temem demissão em massa com o novo chefe do Executivo. Paulinho rompeu com Jorge em fevereiro do ano passado após o prefeito ter exonerado correligionários, entre eles a própria mulher, Helena Rol, que era secretária de Inclusão Social.

Em entrevista três dias após as exonerações, da qual o VERBO participou, Paulinho, ao lado da mulher e dos exonerados, deixou claro não ter tido “nenhuma briga com Jorge” e disse que foi traído. “Não discutimos nenhuma vírgula. O que aconteceu foi que levei uma facada pelas costas. [A apunhalada foi] Quando exonerou 16 pessoas do nosso grupo sem me chamar para conversar, sem ter motivo administrativo para tomar essa atitude”, afirmou.

Jorge é candidato à reeleição em novembro, em coligação com oito partidos. Como o rompimento perdurou, Paulinho também disputará a prefeitura, como rival de Jorge. Ele deixou o PSB e concorrerá pelo DEM, com apoio de três partidos. A internação de Jorge gerou novo capítulo da briga. “Ele é um bom ator. Usando a saúde para sensibilizar as pessoas com sua vitimização. Como em todas as campanhas, todos já sabem disso”, atacou Helena.

O secretário Claudio Silvestre Jr., braço direito de Jorge, rebateu. “É digno de pessoas que são de um nível espiritual muito inferior à média. O comentário da Helena merece ser julgado pela Justiça em face aos direitos humanos, uma vez que ela quer se promover em cima […] do sofrimento de um cidadão como qualquer outro. […] Ela não tem ideia do que o prefeito está passando. Faz parte de pessoas mesquinhas esse tipo de comentário”, respondeu.

A nota de Jorge afirma que “o vice-prefeito assumirá a prefeitura de forma provisória e com a responsabilidade de manter os compromissos firmados no plano de governo da última eleição”. Já o perfil de Paulinho diz que na posse, diante do deputado federal Alexandre Leite (DEM) e na “presença em peso do povo, dentro e fora do plenário, o novo prefeito pronunciou-se com equilíbrio, mas anunciando um novo tempo para Itapecerica da Serra”.

comentários

>