Na oposição, Nóbrega expõe os Fernandes ao criticar Doria, mas esconde elogio ao lado do tucano

Especial para o VERBO ONLINE

Na oposição, Nóbrega expõe os Fernandes ao criticar Doria, mas esconde ter estado na mesma oportunidade ao lado do tucano | Adilson Oliveira/Verbo - 5.jun.18

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Ao repercutir a aprovação de voto de repúdio ao governador João Doria (PSDB) e criticar a gestão da segurança em Taboão da Serra, o vereador e pré-candidato a prefeito Eduardo Nóbrega (MDB) mostrou na terça-feira (18) uma imagem de Doria ao lado do prefeito Fernando Fernandes e da deputada estadual Analice Fernandes, ambos do PSDB. Nóbrega escondeu, porém, que na mesma ocasião esteve ao lado de Doria e aos elogios ao tucano.

Membro de família aliada dos Fernandes por mais de 30 anos, Nóbrega sempre foi correligionário do prefeito, mas em agosto de 2018, após entrevero na base governista, foi apoiar os candidatos a deputado federal e estadual do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (Republicanos), e passou a atacar o governo Fernando. Com o fracasso em pedir voto aos postulantes de Ney, derrotados, Nóbrega passou a fazer oposição na votação do orçamento.

Após a “fumaça” do embate sobre o orçamento, em que votou contra as próprias emendas que insistia impor ao prefeito, Nóbrega voltou a compor com o governo, em março de 2019, na expectativa de ser escolhido o candidato de Fernando à sucessão. Porém, preterido pelo prefeito, que escolheu o secretário Daniel Bogalho, em janeiro, voltou a criticar a gestão. Após a demissão do secretário Olívio Nóbrega, seu pai, passou a “bater” no Executivo.

Opositor declarado, Nóbrega iniciou o vídeo com imagem de Doria ao lado dos Fernandes, com a tarja “Câmara de Taboão repudia governador João Doria”, fora de propósito, com objetivo de atingir o prefeito, já que a segurança é atribuição do governo do Estado. O governo Fernando tem feito investimentos na área, como a implantação de moderno sistema de videomonitoramento e ter trazido a sede de três departamentos da Polícia Civil para Taboão.

Na imagem, em 2018, Doria está em Taboão para o lançamento da pré-candidatura a governador na região, e é recebido pelos Fernandes em pausa para um café em padaria no centro antes do evento. Contudo, Nóbrega esteve com Doria logo depois, no ato de apoio ao tucano, em uma casa de shows na rodovia Régis Bittencourt, próximo ao Parque Pinheiros, em 5 de junho daquele ano – dois meses depois, romperia com Fernando para se aliar a Ney.

Em evento concorrido, Nóbrega não só ocupou o palanque de Doria, ao lado de Fernando, Analice e membros da Câmara, como foi um dos poucos vereadores a terem direito a palavra, fez discurso longo – de cerca de dez minutos – e permeado de elogios ao hoje governador. “Este homem é um herói. [Vamos conversar com] cada cidadão, olhando no olho, e dizendo que você é a reserva moral deste Estado”, disse, efusivo, ao se dirigir a Doria.

Nóbrega pode ter “rasgado a seda” para Doria na expectativa de ter a “bênção” de Fernando como candidato do governo. Seja qual tenha sido o motivo para a “louvação”, apesar da empolgação pela então candidatura de Doria, cujas mãos segurou com entusiasmo ao final do discurso, ele escondeu no vídeo ter estado ao lado do tucano na mesma oportunidade, como expôs os Fernandes, depois de não ser o escolhido à sucessão e virado oposição.

Questionado sobre ter sido seletivo em mostrar Doria, agora que é criticado, ao lado dos Fernandes, e não ao próprio lado, Nóbrega se esquivou. Ele só resolveu responder à reportagem, irritado, após ser indagado sobre ter almoçado há uma semana com um dos “cleptocratas” da máfia do IPTU, Celso Vasconcelos – sentenciado a quatro anos de prisão em regime semiaberto, no maior escândalo de corrupção de Taboão, na gestão Evilásio Farias (PSB).

comentários

>