Com 4 mortes por covid em menos de uma semana, Itapecerica atinge 30 óbitos, 15 homens e 15 mulheres

Especial para o VERBO ONLINE

Hospital Geral de Itapecerica, onde estavam internadas 3 das 4 últimas vítimas de covid do município, que chega a 30 mortes e mais de mil notificações | Divulgação

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

A prefeitura de Itapecerica da Serra confirmou nesta quarta-feira (3) que o município atingiu 30 mortes por covid-19, com mais quatro em menos de uma semana. Na quinta-feira passada (28), a cidade registrou 26 vítimas fatais. Nesta terça-feira (2), a Autarquia Municipal de Saúde contabilizou mais uma vida perdida pela doença, a 27ª. Agora, o órgão notificou de uma só vez outros três óbitos de munícipes. Itapecerica ultrapassou 400 infectados pelo coronavírus.

De acordo com apuração do VERBO, a pessoa que teve a morte confirmada por covid-19 na terça-feira é uma mulher de apenas 35 anos que estava internada no Pronto-Socorro Central Municipal. As vítimas registradas nesta quarta-feira (3) são mais duas mulheres, de 84 e 74 anos, e um homem de 85 anos. Os três estavam no Hospital Geral de Itapecerica (HGIS). O primeiro óbito de morador de Itapecerica pela pandemia aconteceu no dia 1º de abril.

Itapecerica passa a registrar a morte de 15 homens e 15 mulheres pela covid-19, com idades entre 35 e 97 anos. Vinte morreram no HGIS, cinco no PS Central, dois em hospitais privados, e um no Pronto-Socorro do Jacira, no Hospital das Clínicas e no Hospital Emílio Ribas, cada. De 1º a 27 de abril, o município tinha cinco mortes pela doença. Em pouco mais de 30 dias seguintes, de 28 de abril a 3 de junho, contabilizou os outros 25 óbitos – 83% do total.

Itapecerica já chegou a 406 munícipes infectados pelo vírus da covid-19. Com 30 mortes, tem letalidade pela doença de 7,4%. Conforme o boletim desta quarta, a cidade tem ainda cinco óbitos em investigação para saber se foi pela pandemia e 204 casos também suspeitos, com os doentes em isolamento. A autarquia já descartou 418 casos – as notificações já superaram mil (1.108), entre confirmados e suspeitos. Por outro lado, 142 pacientes já se curaram.

“Lembrando que o número de pacientes recuperados é atualizado todas as sextas-feiras”, esclarece a autarquia. Desta sexta (29), o órgão mantém a tenda itinerante drive-thru contra a covid-19 em frente à UBS Valo Velho, onde o morador com sintomas da doença pode passar por consulta sem precisar sair do veículo. O serviço em frente à prefeitura, no centro, continua funcionando. Nas duas tendas, o atendimento é de segunda a segunda, das 8h às 18h.

SERVIÇO
Centro de Referência do Coronavírus (CEM)
Avenida Quinze de Novembro, 926, centro de Itapecerica da Serra
Tendas Drive-thru de Combate ao Coronavírus
Avenida Eduardo Roberto Daher, 1.135, em frente à prefeitura, no Parque Paraíso
Avenida Sd. PM Gilberto Augustinho, 600, no Valo Velho, em frente à UBS local
Funcionamento das tendas – segunda a segunda, das 8h às 18h

comentários

>