Membros do Conselho Municipal do Idoso de Taboão da Serra para biênio 2019-2021 tomam posse

Especial para o VERBO ONLINE

Secretária Arlete, promotora Maria Carolina, vereadora Joice, novos conselheiros do CMI e integrantes de entidades e do governo | Charles Eliseu-PMTS/Divulgação

PEDRO HENRIQUE FEITOSA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O Conselho Municipal do Idoso de Taboão da Serra teve eleição e posse dos novos membros para o biênio 2019-2021 no último dia 14, na Secretaria de Assistência Social, no Pirajuçara. Sandra Fidelis Dalbosco, presidente da Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados de Brasil (OAB) de Taboão da Serra, foi eleita presidente do CMI. O conselho tem reunião, aberta ao público, toda primeira segunda-feira de cada mês, às 9h, na Sala dos Conselhos, na secretaria.

Foi eleito vice-presidente do CMI Jorge Paulino dos Reis (Jorge Cipó), da Secretaria de Esportes. Já Margareth Sakai, representante dos grupos da terceira idade, e Marilene da Silva Santos, da Secretaria de Educação, foram escolhidos 1ª e 2ª secretárias, respectivamente. Na reunião, Marlene Benites, que deixava a presidência, fez um balanço positivo da atuação à frente do conselho no biênio 2017-2019, com realização de conferências e capacitações de profissionais.

O CMI tem um papel fundamental na elaboração de políticas públicas para a terceira idade. Consultivo e deliberativo, formado por membros da sociedade civil e do governo, o conselho é responsável por fiscalizar as ações do poder público e de entidades e propõe medidas que garantam ou ampliem os direitos dos idosos, entre outras atribuições. Segundo o Seade, 11,1% da população de Taboão é de idosos (60 anos ou mais) – cerca de 31 mil pessoas (2019).

O ato de eleição e posse reuniu conselheiros novos e antigos, além de autoridades municipais, como a secretária Arlete Silva, da pasta de Assistência Social – à qual o CMI é vinculado -, a vereadora Joice Silva (PTB) e a promotora na área do idoso Maria Carolina da Rocha Medrado Soffredi. Também compuseram a mesa Telma da Silva Pinho, que fez parte da Comissão Especial Eleitoral, e Edvalda Nunes de Oliveira, representante do segmento dos usuários.

Maria Carolina ressaltou o papel do CMI e do poder público em prol dos idosos. “Enquanto comunidade e Estado, precisamos ter sempre este olhar atento para nossos idosos e garantir dignidade de vida em todos os anos que ainda lhes restarem, e desejamos que sejam muitos. Desejo aos novos conselheiros um biênio muito profícuo, de muito trabalho. Podem ter certeza que a Promotoria do Idoso e o Ministério Público serão sempre parceiros”, disse.

Arlete deu boas vindas ao novo colegiado e pôs a gestão à disposição. “Todos os secretários estão dispostos a vir aqui para serem sabatinados e apoiar os pedidos de vocês. Vocês, conselheiros, façam palestras, visitem nossos espaços e escutem os idosos. Mantenham este diálogo constante. Nossos idosos precisam ser escutados, eles querem votar e também querem ter voz, isso é fundamental para construirmos políticas públicas eficazes e eficientes”, ressaltou.

SERVIÇO
Conselho Municipal do Idoso de Taboão da Serra
Reunião, aberta à população, toda primeira segunda-feira de cada mês, às 9h
Secretaria de Assistência Social (Sala dos Conselhos) – rua Luís Carlos Ventura, 79, Pirajuçara, Taboão da Serra

comentários

>