RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes
Quase no meio do ano, alunos da rede municipal de Embu das Artes ainda não receberam o uniforme, informou na quarta-feira (29) o “Bom Dia São Paulo” (TV Globo), que já havia denunciado o problema dois meses atrás, quando a gestão Ney Santos (PRB) prometeu resolver em abril, mas ainda nada, disse o apresentador Rodrigo Bocardi. À ocasião, no fim de março, o secretário Pedro Ângelo (Educação) chegou a dizer que o kit ia ser entregue na semana seguinte.
O “BDSP” esteve na escola José Salvador Julianelli, no Novo Campo Limpo, onde “os alunos vestem o que tem disponível no armário”, e o uniforme não é opção para todos, já que o deste ano a prefeitura ainda não entregou. “Ela entrou [na escola] em agosto do ano passado e ainda não recebeu nada”, disse uma mãe ao lado da filha, não uniformizada. “Está uma decadência esse uniforme, até hoje nada”, disse o morador Jeferson Santos, com a filha também sem uniforme.
O telejornal perguntou que resposta os pais ouvem da prefeitura sobre a demora do uniforme. “Eu nem pergunto, não sei se vai entregar mais este ano”, disse a moradora Maria Das Dores. A reportagem mostrou um menino que só não está com a canela de fora por ter recebido uma doação. “O [uniforme] dele perdeu, porque vai crescendo, e o dele foi de coleguinhas que ‘passou’ [para ele], que estudam também na rede pública”, disse a dona de casa Érica de Jesus.
“O BDSP” visitou outra escola municipal de Embu, a Emef Professor Mauro Ferreira da Silva, no outro lado da cidade, no Jardim Sílvia, região central, onde encontrou o aluno Nathan com a camiseta curta. “Entregaram o kit de material em abril, aí teve uma última reunião no final do mês, falando que chegou, mas que eles iam estar separando para estar distribuindo, mas até agora nada, esses aqui [peças do uniforme] são tudo do ano passado”, contou a mãe Aline Lopes.
O “BDSP” mostrou um outro aluno que não está nada contente de ir para escola sem uniforme. “Alguns ainda têm, do ano passado, e usam, mas e os que não têm, para poder vir? É difícil. As camisetas, às vezes, estão ‘gastadinhas’, e eles não querem pôr. O tênis também faz falta”, disse a mãe Iolanda Maria. A repórter lembrou que o kit é composto também por agasalho, e que com a aproximação do inverno os pais estão preocupados com a falta de jaqueta de frio.
“Agora é esse solzinho, mas à tarde vem aquele ventinho, aí tem que sempre estar vindo com calça, mas, como eles não entregaram ainda, ela [filha] está vindo com a calça do ano retrasado. Não tem jaquetinha, calça está ficando pequena e nada de entregar o uniforme”, reclamou a mãe Rafaela Tomás. Depois, Bocardi leu, com sorriso irônico, que “a prefeitura disse – mandou uma nota – que 80% das escolas que compõem a rede municipal já receberam o uniforme”.
O apresentador disse ainda que a o governo de Embu informou que “a fornecedora prometeu entregar os 20% restantes até o fim desta semana – em junho, portanto”. “A administração municipal argumentou que seguiu determinação do Tribunal de Contas e contratou três lotes para entrega dos uniformes, mas um deles atrasou. Segundo a prefeitura, o fabricante do tênis e do conjunto de uniformes não cumpriu o prazo e foi multado”, finalizou.
Após ler a versão da prefeitura, Bocardi criticou a ineficiência do governo Ney. “Na hora de fazer o processo [licitatório], será que não dá para escolher um [fornecedor] que funcione bem? Será que não dá? Por que já não começa a preparar o [uniforme] do ano que vem agora? Ou pega esse de agora e já deixa para o ano que vem, para evitar esse tipo de vergonhão”, disse. É o terceiro ano seguido em que Ney entrega o kit com atraso – agora, bateu o recorde de demora.
> VEJA REPORTAGEM DO ‘BOM DIA SP’ SOBRE OS ALUNOS DE EMBU NÃO TEREM UNIFORME DEPOIS DE 6 MESES
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE
Vergonha também é o aluguel social, de muitas pessoas atrasado a 6 meses e ele nunca da satisfação ou esclarecimento
e o Shopping na região Central que disseram que iria gerar cerca de dezzzzzzzzzz millllllllllll empregos. Cadê!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! – parece que na gestão deste Prefeito, todo dia é Primeiro de Abril.