ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
As diretorias dos quatro Conselhos Comunitários de Segurança de Embu das Artes e Taboão da Serra, que abrangem o território do 36º Batalhão da Polícia Militar e os dois municípios mais populosos da jurisdição da Delegacia Seccional (da Polícia Civil) de Taboão, tomaram posse para o biênio 2019-2021 na sexta-feira (10), na Câmara de Embu. Em celebrada cerimônia conjunta, os Consegs assumiram atuar em parceria em projetos e ações nas divisas de áreas e cidades.
Os Consegs Embu Centro, Embu São Marcos, Taboão Monte Alegre e Taboão Pirajuçara terão a tarefa de ajudar as forças de segurança no combate à criminalidade nas duas cidades. Os conselhos deverão realizar reuniões pelo menos uma vez por mês em bairros de cada área para levantar informações e reivindicações da população para contribuir com as ações policiais e orientar o direcionamento do patrulhamento para aumentar a segurança dos moradores.
Os Consegs de Embu tiveram a posse de novos presidentes. Aliás, o Conseg São Marcos foi reativado – e mudou de nome, deixou de se chamar Conseg Pirajussara, em sintonia com a localização do 1º Distrito Policial e para se distinguir do conselho de Taboão. O presidente Aleçandro Tavares demonstrou humildade, mas grande expectativa. “Quem sabe daqui a dois anos eu possa voltar aqui e contar alguma coisa, e espero que sejam muitas coisas positivas”, discursou.
Ao VERBO, o presidente do Conseg da área da periferia de Embu disse ter o projeto de prevenir a criminalidade com olhar para a juventude. “Aceitei o desafio [de reativar o conselho], entendendo que precisamos fazer algo pelos jovens, o nosso lado carece de políticas sociais para eles. Como marinheiro de primeira viagem, vou tentar viabilizar parcerias no esporte, por exemplo. Espero deixar algo para a segurança de maneira geral, mas principalmente aos jovens”, disse.
A nova presidente do Conseg Embu Centro disse que vai atuar para que um dos objetivos do Conseg seja cada vez mais realidade. “Aproximar mais os moradores das polícias, eles têm que entender que não são inimigas, é tirar essa marca de opressão, tratar as polícias como parceiras, que buscam uma cidade mais segura em parceria com a população”, disse Halana Souza. Ela falou em “ampliar o Conseg”. “Serão duas reuniões por mês, uma itinerante, nos bairros.”
Os presidentes dos conselhos de segurança de Taboão foram reconduzidos a um novo mandato. José Júnior, do Conseg Monte Alegre, e Solange Alves, do Conseg Pirajuçara, destacaram o apoio da prefeitura e da Câmara Municipal e que as demandas apresentadas nas reuniões são prontamente encaminhadas e resolvidas em prol de maior e melhor segurança aos moradores. Eles também ressaltaram o crescente interesse e contribuição da população no Conseg.
Solange enfatizou que a participação nas reuniões e atuação nos grupos de WhatsApp do Conseg têm estreitado a distância entre os munícipes e as autoridades policiais e políticas de modo a se tornarem os olhos das polícias e os fiscais que contribuem com os trabalhos do poder público. Salientou que a soma das forças resulta em expansão de informações e população mais ciente dos próprios direitos e deveres. Os membros do Conseg são voluntários.
O major Pedro Alessander, do 36º Batalhão, disse que “os que assumiram agora e os que permanecem já começam aqui a sentir o peso da responsabilidade de estar com os órgãos de segurança”. “Que esta união prospere, que com a comunhão de esforços alcancemos nossos objetivos. Aproveitem para aprender, socializem informações e experiências de vida e nos tenham como parceiros. Que, picados pela abelhinha do voluntário, possam contribuir. Boa sorte”, disse.
O delegado José Altamiro, chefe do 1º Distrito de Taboão, disse que em 2003 foi titular da delegacia do São Marcos, que à época foi desmembrado o Conseg Centro para formar o da região do São Marcos e que naquele ano foi criado o 36º Batalhão, em retrospecto a destacar a luta de tantas pessoas. “Nós todos, também na segurança, somos frutos daquilo que plantamos. Quem passou deixou legado, quem fica tem que ter coragem e engrossar o caldo. Sucesso”, disse.
Os Consegs comemoraram na ocasião 34 anos de existência, criados em 10 de maio de 1985 por decreto do então governador Franco Montoro (PMDB, 1916-1999). A posse reuniu outras autoridades policiais, entre eles os capitães PM Lorusso, de Embu, e Casagrandi, de Taboão, e da Guarda Municipal de Embu, e os vereadores Edvânio Mendes e Rosângela Santos, ambos do PT, de Embu, e Cido da Yafarma (DEM), de Taboão, além de amigos dos quatro Consegs.
COMPOSIÇÃO DOS CONSEGs PARA BIÊNIO 2019-2021 DAS CIDADES DE EMBU DAS ARTES E TABOÃO DA SERRA
> Conseg Embu Centro – Halana Souza, presidente; Elisa Santos, vice-presidente; Luís Junqueira, 1º secretário; Silvana Muzzo, 2ª secretária; Sérgio Magalhães, diretor social
> Conseg Embu São Marcos – Aleçandro Tavares, presidente; Selma Nogueira, vice-presidente; Marina Fabiana, 1ª secretária; Emerson dos Santos, 2º secretário; Rogério Reis, diretor social
> Conseg Taboão Monte Alegre – José Júnior, presidente; Regina Sudaia, vice-presidente; Milena Maia, 1ª secretária
> Conseg Taboão Pirajuçara – Solange Alves, presidente; Márcia Pereira, vice-presidente; Jobson D’ávila, 1º secretário; Edson Gobi, 2º secretário; Juliana de Oliveira, diretora social
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE