PEDRO HENRIQUE FEITOSA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Alunos da rede municipal de ensino de Taboão da Serra participaram em março e abril do plantio de cerca de 180 árvores floríferas e frutíferas, todas da flora nativa da cidade. A ação aconteceu nas EMIs (escolas infantis) Jurema, no Parque Pinheiros, Dorinha, no Jardim Sílvio Sampaio, Aninha, no Jardim Record, Piteco, no Parque Laguna, Visconde de Sabugosa, no Jardim Salete, e na Emef (escola de ensino fundamental) Dalva Barbosa Lima Janson, também no Salete.
Canafístula, ipê, quaresmeira, uvaia, pitanga e grumixama foram as árvores plantadas, entre outras espécies. As mudas foram plantadas em tubos ecológicos, o que permite o crescimento sem danos ao meio ambiente, por não utilizar plástico. Os alunos juntamente com os pais ajudaram a fazer o plantio e aprenderam como é importante cuidar do meio ambiente. Além disso, as crianças vão ajudar os funcionários da escola a regar as mudas periodicamente.
O plantio é um projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente em parceria com o Instituto Olinto Marques de Paula, ONG de São Paulo que doou as mudas. Com a finalidade maior de garantir aos alunos um ensino baseado na preservação ambiental, a ideia da pasta, sob gestão da secretária Sandra Pereira, é plantar árvores nativas em todas as áreas verdes da cidade com o envolvimento das crianças, famílias e comunidade.
“O nosso objetivo é melhorar a quantidade de árvores plantadas na cidade. A conservação do meio ambiente é um dever de todos para preservarmos o ecossistema para o presente e futuras gerações”, disse Sandra. Ao VERBO, ela destacou que a pasta já plantou também 70 árvores, incluindo o pau-brasil, no Parque da Família, no Inocoop. “No sábado dia 18, teremos uma intervenção no Margaridas, num condomínio nosso [construído pela prefeitura]”, disse.
A ação também faz parte do programa “Município Verde Azul”, lançado em 2007 pelo governo do Estado com o intuito de descentralizar a política ambiental e proporcionar a eficiência na gestão na área. O projeto promove a participação da sociedade no cuidado ambiental, cabendo ao Estado prestar colaboração técnica e treinamento às equipes locais. O ação do plantio contribui com a iniciativa do governo paulista e leva Taboão a melhorar a sua pontuação no programa.
Na Emef Dalva, foi feito o plantio de cerca de 120 mudas, no dia 27 de março. Na EMI Jurema, 15, no dia 29 de março. Na EMI Dorinha, outras 14, no dia 4 de abril. Na EMI Piteco, foram 12, no dia 8. Na EMI Aninha, 15, no dia 11. E na EMI Visconde, mais três. A ONG Sementes do Amanhã, no Jardim Salete, também recebeu mudas – foram quatro. Doações de mudas de árvores nativas, de flores e frutos, podem ser feitas na secretaria ou na cooperativa Cooperzagati.
ONDE DOAR MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS EM TABOÃO DA SERRA
> Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente
Praça Miguel Ortega, 286, Parque Assunção (centro)
> Cooperativa Cooperzagati
Rua Porfírio Herdeiro, 440, Parque Industrial das Oliveiras (Parque Pinheiros)
Informações: (11) 4788-5330/5331
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE