Desfile ‘literário’ festeja 142 anos de Itapecerica; Jorge pede ‘paciência’ sobre obras

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

O tradicional desfile comemorativo ao aniversário de Itapecerica da Serra reuniu milhares de pessoas na avenida XV de Novembro (centro) no domingo (5). Com o tema “Uma Viagem Fantástica ao Mundo da Literatura Infantil”, alunos das escolas municipais homenagearam grandes escritores brasileiros – como Clarice Lispector (1920-77), Monteiro Lobato (1882-1948) e Cora Coralina (1889-1985) – com figurinos caprichados. Nesta quarta-feira (8), Itapecerica faz 142 anos.

Prefeito Jorge Costa (PTB)
Jorge Costa (PTB) acompanha desfile comemorativo ao aniversário de Itapecerica, 142, na av. XV de Novembro
Cecília
Estudantes de escolas de Itapecerica apresentam obra de Cecília Meirelles, com representação de grande livro
Saci-pererês
Em ‘viagem à literatura infantil’, sacis passam diante do público em homenagem ao escritor Monteiro Lobato
Moradora do Potuverá
Moradora do Potuverá, Josiane, a filha Emily, 5, e outros familiares acompanham desfile de 142 anos da cidade

Os primeiros a ganhar a avenida foram membros da Guarda Civil Municipal, Guarda Mirim, Bombeiros, Desbravadores, Trânsito e Defesa Civil. As marchas e os veículos equipados abriram caminho para o espetáculo de conhecimento da Educação, preparado pela equipe comandada pela secretária Soraia Ribeiro. Agrupados em duas até quatro escolas para cada escritor, os alunos contaram histórias com beleza e criatividade, sob aplausos de moradores e visitantes.

Uma das apresentações de destaque abriu na avenida a representação de um grande livro, “O Menino Azul” – poesia em que o garoto quer um burrinho para brincar -, de Cecília Meirelles (1901-64), outra grande escritora lembrada. Um menino andou em uma perna só, caracterizado de Saci-Pererê. Crianças também se vestiram como outros personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Lobato. A Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, também foi representada.

Em seguida, secretarias municipais também participaram do desfile. Inclusão e Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer, Saúde e Cultura apresentaram atividades e projetos que realizam. Agentes alertaram contra a dengue – o “mosquito” transmissor apareceu para ser combatido. O trabalho pelo respeito às mulheres (“Não é não”) e combate à violência de gênero, com a mensagem “Feminicídio basta”, mereceu destaque – um fusca rosa passou entre o público.

Um violeiro cantou em homenagem ao aniversário de Itapecerica, seguido de “palinha” de zumba que animou os espectadores. A Secretaria de Turismo e grupos como jipeiros, motociclistas e romeiros de Itapecerica a Pirapora do Bom Jesus (SP) fecharam o evento. Os munícipes aplaudiram. “Foi muito bonito, muito divertido, as crianças todas empolgadas”, disse Josiane Pereira Santos, moradora do Potuverá, ao lado da filha Emily, 5, e outros familiares.

Ao fim do desfile, o prefeito falou com o VERBO e destacou o evento por congregar os moradores. “A importância do desfile, no mês de aniversário de Itapecerica, é agregar as famílias e também reunir as escolas num lugar só, no centro. É uma tradição da cidade. Neste ano o mote foi a literatura, os escritores da nossa região, do Estado e do país, que fazem parte da base da educação para as crianças, que é o nosso compromisso. É uma festa muito bonita”, disse Jorge.

Jorge falou que no primeiro ano pôs “a casa em ordem” para “acomodar uma certa quantia em dinheiro” para investir. “Só agora deu para fazer, já era para ter começado no fim do ano passado. Aí dizem que a gente dá desculpa da chuva. Não é desculpa, todo mundo viu que aconteceu. No Potuverá, contratamos 140 quilômetros de recuperação de toda a nossa malha rural. Não tem um canto da cidade que não esteja sendo recapeado ou fazendo asfalto novo”, afirmou.

“Na região do Valo Velho, principalmente. Estamos com problemas ali no Recreio Primavera, mas as obras já iniciaram. São as coisas de imediato para fazer. Óbvio que essa manutenção já tinha que ter tido lá atrás, mas não aconteceu, agora a gente tem que resolver a do passado e a nossa. Peço um pouco de paciência a nossa população, o que eu tenho de compromisso será honrado até o último dia em que estiver aqui, com toda certeza”, declarou Jorge.

Além da titular da pasta da Educação, o desfile reuniu vários secretários municipais, entre eles o de Governo, José Carlos Calado, os vereadores Carlinhos Bandeira (PMN), Cepacol (PSC), Allan Dias (PSC) e Professor Marcelo (PSB), e o secretário estadual de Esportes, Aildo Ferreira, de acordo com a prefeitura. Do mesmo partido do Professor Marcelo, o vice-prefeito Paulinho (PSB), apesar de ter rompido com Jorge Costa, também compôs o palco de autoridades.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>