Segurança dá soco em paciente dentro da UPA de Taboão e é demitido de imediato

Especial para o VERBO ONLINE

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Um segurança da UPA Akira Tada, em Taboão da Serra, deu um soco em um paciente, que estava com o filho, durante discussão em corredor da unidade de pronto-atendimento, no sábado (13). O ato covarde foi registrado em vídeo e levou outras pessoas que aguardavam ser atendidas a gritar desesperadas em meio à confusão – algumas chegaram a cair ao chão. A Secretaria de Saúde anunciou que o agressor foi “desligado” do serviço na UPA, inclusive demitido.

Segurança
Com cadeirante, criança e idoso ao lado, segurança ‘enquadra’, fala em tom ameaçador e dá soco em paciente

O rapaz estaria reclamando da demora no atendimento – o vídeo não mostra a queixa. Na gravação, ele aparece encostado na parede “enquadrado” pelo segurança. “É o seguinte, você está desrespeitando aqui o pessoal. É dessa forma que você quer? Você quer arrumar, irmão, é isso mesmo?”, diz o segurança, em tom ameaçador. “Arrumar o quê, cara?”, fala o paciente, sem mais discutir. Com o pai acuado, o menino tenta sair de perto dele. Mas não consegue.

O segurança fecha a passagem com a fita de controle de fluxo. O paciente se abaixa para proteger o filho e afasta o agente, que se aproximara mais. “Peraí, você quer arrumar comigo?”, diz o segurança, que em seguida desfere socos no rapaz, que reage. Antes de agredir, ele ainda ouviu uma mulher pedir “respeita a criança”. Não atendeu. Ele partiu para a violência, mesmo com um paciente em cadeira de rodas, uma mulher com outra criança e um idoso ao redor.

O governo Fernando Fernandes (PSDB) agiu rápido e exigiu que a organização privada que gerencia a UPA tomasse providência em relação ao funcionário – que estava acompanhado de outro segurança. Segundo a administração, a SPDM demitiu o agressor. O paciente agredido foi acusado de quebrar o vidro da guarita da unidade de pronto-atendimento, mas a prefeitura não fez qualquer menção sobre o suposto vandalismo ou se o usuário o teria praticado.

“Assim que tomamos conhecimento dos fatos lamentáveis que aconteceram ontem na UPA Taboão da Serra, tomamos diversas providências. a principal delas foi exigir o desligamento desse segurança, o que já foi realizado. Outras medidas jurídicas estão sendo estudadas”, diz a secretária municipal de Saúde, Raquel Zaicaner, em breve vídeo que gravou após participar de inauguração do prefeito no Jardim Comunitário, durante a qual soube de detalhes do caso.

> VEJA VÍDEO EM QUE SEGURANÇA AGRIDE DENTRO DA UPA TABOÃO PACIENTE ACOMPANHADO DO FILHO

 

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>