RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes
Em discurso permeado de inverdades, Doda Pinheiro (expulso do PT), líder do prefeito Ney Santos (PRB) na Câmara, tentou ludibriar a opinião pública na quarta-feira (3) ao afirmar que o VERBO publicou o que não disse sobre o material escolar básico, em tentativa de desqualificar o site ao levar saraivada de críticas, e ao falar que o kit inicial foi entregue, desmentido por mães. Em “rara lucidez”, porém, admitiu que Ney não é capaz de entregar os kits no início das aulas.
Em tribuna, Doda disse, ao reagir à reportagem “Doda fala que kit foi distribuído; pais desmentem e denunciam que foi ‘só para foto'”, que não falou que o material escolar completo tinha sido entregue, e sim parte, e atacou este site. “Eu quero dizer que o VERBO ONLINE tem que trabalhar com a verdade […]. Eu não disse em nenhum momento que o kit de material foi entregue, eu disse que foi entregue um kit de material escolar parcial. Parcial significa parte”, disse.
Doda afirmou que o material escolar foi entregue parcialmente – apenas os itens básicos – para atender os alunos nos primeiros dias de aula. “Foi entregue para o início do ano letivo, por conta da demora, porque o Tribunal de Contas pediu explicações e que fosse alterada [a entrega], assim o secretário Pedro Ângelo, juntamente com a equipe técnica da secretaria proporcionou mudanças para atender exigência do tribunal, e o material está sendo produzido”, disse.
No entanto, ao contrário do que Doda afirmou, o VERBO não publicou que o vereador disse que foi entregue o material escolar completo, mas sim o básico, como consta na segunda linha do texto – “… o vereador Doda Pinheiro (sem partido, expulso do PT) diz que o governo entregou o kit de material escolar básico aos alunos da rede municipal..”. Ele pode ter tentado a manipulação ao se ver sob críticas de moradores como “Esperar o que desse Doda sem vergonha”.
Por outro lado, ao sustentar que o material básico foi entregue, Doda foi desmentido de forma categórica pelos pais, que denunciaram como uma farsa o vereador afirmar que o material básico foi entregue. “Na escola Primavera meus filhos tiraram foto com os materiais. Os mesmos foram recolhidos e levados a outra sala que repetiram as foto. Os materiais não foram entregues. Mas nossos filhos estão sendo usados para o marketing disso”, apontou uma mãe.
Curiosamente, uma moradora do Jardim Nossa Senhora de Fátima presenciou uma mãe protestar na secretaria contra o uso indevido da imagem do filho, aluno da escola Astrogilda de Abreu Sevilha (Parque Jane), em fotos com materiais escolares. Detalhe: o kit foi recolhido. “Ela estava super nervosa, tiraram foto do filho com kit escolar somente para fazer publicação, divulgação, sendo que ela não autorizou e o menino sequer recebeu o kit”, relatou Letícia Ramos.
Na sessão, Doda chamou atenção, porém, para a falta de capacidade de gestão do próprio prefeito Ney, de forma inusitada. “Agora, os senhores acham que a gente consegue produzir 30 mil uniformes em um dia, uma semana? Claro que não, não vamos ser hipócritas de falar que vamos conseguir entregar o material e o uniforme escolar no primeiro dia de aula. Não conseguimos!”, disse o vereador, para passar a mirar o governo passado, do PT, com afirmações falsas.
“Não conseguimos [entregar os kits em fevereiro], como o PT não conseguiu. Teve um ano em que não fomos à distribuição do material escolar por vergonha, ela foi feita no segundo semestre. Em outro ano foi feita em junho, em maio. Nós estamos em abril. Com toda dificuldade financeira, com todo o atraso, nós ainda iremos entregar o material escolar antes de todas as vezes que entregamos no passado”, discursou Doda, sem partido após expulso do PT.
No entanto, apesar de também ter atrasado, o prefeito Chico Brito (sem partido) nunca fez a entrega dos materiais e uniformes no segundo semestre, como afirmou o vereador. Em 2013, primeiro ano de mandato de Doda, Chico entregou os kits em maio. Em 2015, distribuiu em abril, e em 2016, Chico entregou em março. Em 2014, até conseguiu distribuir em fevereiro. Ney vai entregar com atraso pelo terceiro ano seguido – em 2017 e 2018, distribuiu em maio.
Doda finalizou o discurso com ataque à imprensa – postura que passou a adotar ao se tornar um defensor entusiasta do governo Ney e revelar obediência canina ao prefeito -, ao se referir ao “Bom Dia São Paulo” no dia 29 de março ter mostrado a indignação de pais com o atraso do governo Ney em entregar os kits. “Quero deixar registrado [sic] minha indignação com a reportagem tendenciosa que a Globo fez, e o VERBO ONLINE tem seguido o mesmo caminho”, apelou.
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE
Na escola jornalista José Ramos o material está la mas não foi distribuido. Vai ser entregue nessa sexta feira em que os alunos não terão aula pois o sr prefeito estara la. Mas a escola esta passando por uma reforma ferrenha junto com as crianças la de 4 a 5 anos respirando aquele po o barulho infernal das nritadeiras onde as proprias crianças reclamam do barulho insistente onde o local não deveria ter alunos passando pela obra salas de aula sem luz banheiros impossível de serem usados, criancas estão doentes devido as pessimas condições onde quem vai no banheiro nao tem privacidade devido a presença de trabalhadores da obra. Professores e diretores tendo ciencia do caso parecem estar de mãos atadas numa situação caotica para as criancas!