Rainha do Congo visita Itapecerica entre cidades pelo país e celebra intercâmbio

Especial para o VERBO ONLINE

PEDRO HENRIQUE FEITOSA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

A rainha da República Democrática do Congo, Diambi Kabatusuila Mukalenga Mukaji de Nkashama, visitou Itapecerica da Serra na terça-feira (12) com uma comitiva formada por príncipe, princesa e intelectuais africanos. Ela, rainha da Ordem do Leopardo, está no Brasil com o objetivo de valorizar e celebrar povos e tradições africanas e promover encontros com comunidades descendentes, segundo a prefeitura. O prefeito Jorge Costa (PTB) a recebeu no gabinete.

Prefeito Jorge Costa (PTB) recebe a rainha
Jorge Costa (PTB) recebe a rainha Diambi, que estava com comitiva; realeza se mostrou feliz com receptividade

“É uma honra recebê-la em Itapecerica da Serra. A partir de hoje aqui é sua casa. Estendo a todos que a acompanham”, disse Jorge durante um café da tarde. Diambi, o coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Walmir Damasceno, e o prefeito trocaram experiências sobre cultura, clima e peculiaridades do Brasil e da África. A República Democrática do Congo (África Central) tem 80 milhões de habitantes e é o quarto país mais populoso do continente.

A realeza se mostrou muito feliz com a receptividade e com o intercâmbio. “Estar aqui me deixa emocionada, pois [é o que sinto] sempre que sou bem recebida, vocês recebem bem o meu povo. Obrigada por serem tão gentis e amorosos conosco”, discursou ela, que cumpre roteiro de visitas por várias cidades do país, iniciado no fim do mês passado – já passou por Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ela deve deixar o Brasil nesta sexta-feira (15), após ida a Osasco (SP).

Damasceno destacou a importância da visita, principalmente com relação às políticas públicas da administração. “O prefeito Jorge Costa tem atuado na busca pela revalorização das culturas africanas, independente das condições filosóficas e religiosas. Tem tido um olhar coerente nas questões de combate a todo tipo de intolerância”, pontuou o coordenador. Ao fim do encontro, a rainha agraciou o prefeito com uma pulseira de madeira originária do Congo.

Nesta quinta (14), em Santos (SP), a rainha falou, em inglês, sobre a luta dos povos de origem africana e ressaltou a importância de seguir a busca por justiça social. “Ainda há muita desigualdade, violência contra o nosso povo de várias maneiras, falta de acesso a instituições, à Justiça, a casas próprias, a uma boa educação para todos, além de segurança. Temos muito a caminhar”, disse. Ela transmitiu pesar aos anfitriões pelas tragédias em Brumadinho (MG) e Suzano (SP).

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>