Em ‘intimidação’, Ney faz ação extrajudicial contra mãe que reclamou creche integral

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Uma moradora de Embu das Artes que reclamou para a filha creche em tempo integral recebeu como resposta do prefeito Ney Santos (PRB) uma notificação extrajudicial para que se retratasse e retirasse a postagem das redes sociais, sob pena de prisão de três meses a um ano e multa. A publicitária Aline Patez não achou vaga após o prefeito anunciar que renovou convênio com creches de período ininterrupto e o chamou de “mentiroso”. Ney alegou ter sido difamado.

A publicitária Aline Patez
Aline, que tem filha de 2 anos, para a qual tenta creche integral; Ney e ação contra a mulher e mãe embuense

A notificação assinada por Ney, em 15 de fevereiro, dizia que “trata-se de divulgação de conteúdo, cujo teor difama a imagem do NOTIFICANTE, visto que contém conteúdo errôneo acerca do mesmo, postado em 04 de fevereiro de 2019, nas redes sociais Instagram e Facebook, considerando o teor do artigo 139 do Código Penal […]”. Após expor “doutrina” sobre o tema, sustentava que, “sendo assim, não resta dúvida da intenção da NOTIFICADA em difamar o NOTIFICANTE”.

O documento reproduzia postagem de Aline: “Prefeito Ney Santos – o maior mentiroso da história! Anuncia que renovou com as conveniadas creche período integral para as crianças, mas é fake. Tudo fake como sempre! Obrigado por mais um ano me fazer ficar sem opções para trabalhar, porque minha cidade NÃO DÁ AUXÍLIO para as mães que querem trabalhar. Nojo!”. Ela se referiu ao ato em janeiro em que Ney assinou repasse de R$ 1,1 milhão a 24 creches.

Moradora do Jardim São Vicente (vizinho ao Jardim Vazame), Aline não apenas reclamou na internet, ela ligou para a secretaria e reivindicou a vaga para a filha – de 2 anos – ao falar com funcionárias, conforme mostra o texto também reproduzido na notificação. “Liguei na Secretaria de Educação e falei com Conceição e Edineia, portanto, tenho base de reclamar. Já rodei esse Embu atrás dessa vaga e nada. É só cara na porta. Obrigado prefeito @neysantos_sp”, escreveu.

Apesar do sufoco da mãe ao não conseguir a vaga, Ney agiu contra a moradora. “Assim, é a presente para NOTIFICÁ-LA a si RETRATAR e RETIRAR consensualmente matéria supramencionada na página do Facebook e Instagram ou qualquer meio eletrônico que foi divulgado o conteúdo, no prazo de 07 (sete) dias a contar do recebimento desta notificação, sob pena de responder em juízo ações cíveis e criminais ou qualquer outra correspondente a esta notificação”, disse.

A mãe conversou com o VERBO e disse que não criticou o prefeito por criticar, mas foi atrás de vaga em creche integral para a filha em entidades em bairros perto de onde mora. “Eu procurei no Vazame, Independência, Jardim Marina, Dom José, na [associação] Asmoreji, e em todas me informaram a mesma coisa. Renovou com as conveniadas? Renovou. Mas não para período integral como eles falaram no site [da prefeitura], renovou só para meio período”, disse Aline, 30.

Ela contou ter falado com funcionária da secretaria. “Ela me disse para eu ir na Asmoreji, que lá tinha período integral. Fui. Mas eu já tinha ido antes. Voltei, falei com a Dagmar [diretora], ela me falou que não existe período integral mais [na ONG]. Ela [servidora] depois falou que uma creche específica tinha vaga. Aí disse ‘espera um momentinho que eu já te falo’. Fiquei escutando musiquinha da prefeitura. Ela voltou e falou ‘tem que procurar, não consigo te dizer qual é’.”

“Na verdade, eu fui feita de boba, né? Eu vi esta notícia e me animei, aí fiquei procurando, procurando, e todo mundo me falou que ‘não, renovou, mas para meio período”, enfatizou e protestou. Aline chegou a receber um telefonema de um conhecido que disse que havia uma vaga perto da Câmara e que “colocava” a filha dela lá. “Só que lá para mim não adianta, é meia-hora da minha casa. Aí falei que não servia. Que era aqui que eu precisava. E não tinha”, contou ela.

Aline atribuiu a ação a “perseguição”. “Isso é mais uma perseguição política comigo, inúmeros munícipes falam que ele [Ney] é mentiroso e até coisas piores, e, já perguntei, ninguém foi notificado. Meu post em vista de outros é bem tranquilo. É que eu sempre bato no prefeito. Às vezes, falo bem dele, mas quando tenho algo bom para falar. Na maioria das vezes, não tenho. Por mais que eu procure, não acho coisa boa para falar”, disse. Intimidada, retratou-se.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>