De volta à avenida após 12 anos, Unidos do Maria Rosa põe foliões a brincar Carnaval

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim Maria Rosa, em Taboão da Serra

#VERBOfolia2019 Após mais de dez anos de “jejum”, o Unidos do Maria Rosa voltou a desfilar com a corda toda e pôs para sambar e seguir o bloco centenas de foliões, mesmo debaixo de chuva, na noite desta terça-feira (5), no Jardim Maria Rosa, em Taboão da Serra. Cerca de 300 componentes partiram da rua José Firmo de Oliveira, no Parque Albina, ganharam a avenida Dr. José Maciel e só encerraram a batucada na rua Francisca de Carvalho, um quilômetro depois.

Porta-bandeira e ritmistas do Unidos do Maria Rosa
Porta-bandeira e ritmistas do Unidos do Maria Rosa descem a av. Dr. José Maciel, com foliã com samba no pé
Crianças, sem e com fantasia, brincam o Carnaval
Crianças sambam e brincam o Carnaval com o Unidos do Maria Rosa; foliões adquiriram 300 abadás do bloco

Atrás da porta-bandeira, 50 ritmistas fizeram vigoroso som ritmado que levou adultos e também crianças requebrarem, com participação de muitas famílias, de sorriso largo no rosto, em alegre manifestação popular. Com o enredo “No compasso da nossa história, relembrando a nossa tradição, sou Unidos do Maria Rosa, encantando a multidão”, o bloco cantou as próprias raízes e a volta à avenida, que chegou a bloquear, mas por pouco tempo. Não se ouviu reclamação.

“O nosso bloco chegou / É Carnaval, vem festejar / Unidos do Maria Rosa voltou / […] Minha casa foi a rua / Minha cama, o calçadão / Plantei a semente do samba no meu Taboão / […] Hoje o Maria Rosa… vem pra rua pra mostrar / Que a voz do samba, ninguém vai calar”, entoou, em desfile “em paz”. Na José Maciel, próximo a restaurante, guardas municipais pararam quatro viaturas e empunharam armas de grosso calibre, mas o bloco e público passaram alheios ao aparato.

O Unidos do Maria Rosa foi fundado em 1986. “Estou resgatando o bloco a pedido da nossa comunidade, pois ele não desce a avenida há 12 anos. Foi tudo muito corrido, não temos uma diretoria nomeada. Sou em quem formou o projeto na praça do Samba. Aos poucos vamos resgatando a cultura do nosso bairro”, disse o carnavalesco Luciano Oliveira, 38, ao VERBO. A volta foi uma vitória. “Foi muito produtiva. Comunidade feliz e desfilando embaixo de chuva”, avaliou.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

  • po legal isso..precisa divulgar mais…ter um fone de contato…facebook..videos youtube..mostrar q vcs estao ai…parabens… atualnente participo dos desbundas artes..no embu…gostaria tbm de participar no taboao..onde moro..abs

  • É uma vergonha que um município como Taboāo, que tem 7 escolas de samba, uma liga (LIBES), não receber recursos financeiros da Secretaria da Cultura para realizar um carnaval como antigamente, o último que tivemos com todas as 7 escolas foi em 2011. VERGONHOSO.
    Parabéns Unidos do Maria Rosa por resgatar nossa festa sem ajuda da secretaria acima citada, contem sempre conosco aqui da Vila Iase, Intercap, Jd. Mirna, etc. ACORDA SECRETÁRIO……..

  • >