Com ‘limão’ contra laranja do PSL de Bolsonaro, Desbundasartes agita folia em Embu

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Centro Histórico de Embu das Artes

#VERBOfolia2019 Sem polêmicas, mas com a mesma energia contagiante dos anos anteriores, o Desbundasartes pôs centenas de moradores e visitantes para cantar as mais populares e animadas marchinhas e fez o público ferver a começar com o “esquenta” de baterias e tambores da eletrizante banda, na praça central de Embu das Artes, no segundo dia do “Carnaval das Artes”, sábado (2). Irreverente, o bloco cantou “É limão”, em “recado” ao presidente.

Com estandarte como abre-alas
Com estandarte como abre-alas, Desbundasartes atrai foliões no Centro Histórico de Embu das Artes, 60 anos
Com
Desbundasartes leva público de todas as idades a cantar marchinhas e ‘É limão’, em crítica à gestão Bolsonaro
Lázara, de 86 anos,
Lázara, ’87 anos no mês que vem’, prestigia ‘esta beleza’ do Carnaval de rua de Embu com a neta Sannera, 24

O Desbundasartes desfilou sem “descompasso” com a prefeitura desta vez. No ano passado, o bloco, avisado de que o Carnaval começaria às 18h, disse que não era seguro sair à noite e se apresentou tradicionalmente à tarde. Na sexta-feira, após o VERBO citar o caso, a secretária Rosana Almeida (Turismo) procurou a reportagem e esclareceu que em 2018 o bloco aceitou desfilar à noite, mas mudou de ideia, porém teve apoio do governo para sair na hora desejada.

Após atrair foliões com olhares encantados e sorrisos largos em volta do coreto ao formar uma roda e fazer vigoroso som ritmado, o Desbundasartes iniciou o desfile com marchinha própria, sem rusga com a gestão local, mas não sem a sátira política. “É limão, é limão, é limão / Todo mundo junto, ninguém solta a mão”, cantou, em “contraponto” e com “frase de resistência” ao governo Bolsonaro, alvo de escândalo de candidaturas laranja do partido (PSL) do presidente.

Depois, o bloco tomou a rua diante de agência bancária que já foi o prédio da prefeitura, em início de cortejo com as famosas composições carnavalescas como repertório. Com o expressivo estandarte como abre-alas, arrastou os foliões até a frente do Museu dos Jesuítas, símbolo da fundação de Embu – sexagenária neste ano -, para marcar o “encontro” com o sagrado. Porque a festa nada teve de “profano”, em que crianças, com spray de espuma, brincaram a valer.

Não só os pequenos. Vizinha à praça, Lázara Brito, com nada menos que 86 anos – “vou fazer 87 no mês que vem”, avisou -, era a cara de alegria da festa. “Vim prestigiar esta beleza! Acho maravilhoso, é a união de todos, todo mundo se divertindo, adulto, criança, velho. Sempre gostei de Carnaval, gosto desta batucada aí”, disse, pela primeira vez em um bloco no centro de Embu, levada pela neta. “Tem que trazer, mostrar a juventude para ela”, disse Sannera Vieira, 24.

Embu terá no último dia de folia, nesta terça-feira (5), a apresentação do Kambinda, às 19h, na primeira aparição do célebre bloco no Carnaval sem a “bênção” da fundadora, a artista Raquel Trindade, que morreu no ano passado. Ainda na praça central, o público terá shows das bandas Dix 3 (20h) e Stylo Novo (21h30). Outro “point” do evento, o parque Francisco Rizzo terá matinê, das 13h às 17h. Neste ano, o grupo Afoxé e o Bloco do Barata também se apresentaram.

DESFILE EM TABOÃO
Nesta terça-feira, Taboão da Serra terá desfile do bloco Unidos do Maria Rosa, a partir das 19h, com concentração na avenida José Maciel em frente à padaria Rainha (região central). “Depois de muito tempo sem sair na avenida, vamos reviver isso novamente”, diz a coordenação. No espírito do regresso, o bloco vai ganhar a avenida com o samba-enredo “No compasso da nossa história, relembrando a nossa tradição, sou Unidos do Maria Rosa, encantando a multidão”.

> VEJA APRESENTAÇÃO E HINO DO DESBUNDASARTES NO ‘CARNAVAL DAS ARTES’, NO CENTRO DE EMBU

“É LIMÃO” (Desbundasartes)
É limão, é limão, é limão
Todo mundo junto, ninguém solta a mão (refrão)
A cachaça do Desbundas tá curando
A cerveja do Desbundas tá gelando
A batata do Desbundas tá assando
E o barril continua afundando
(refrão)
Essa feira é engraçada e muito louca
Vende tudo que é pesado em arroba
Tem laranja, tem goiaba e abobrinha
Pra engolir só com mais caipirinha
(refrão)
2019 diz é love
Não é pecado sonhar
Nosso bloco ainda é criança
E já sabe que não vai se aposentar

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>