Após desativar serviço, Fernando inaugura creche no Pq. Pinheiros para 200 crianças

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Parque Pinheiros, em Taboão da Serra

O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) inaugurou no domingo (10) a creche Nossa Senhora das Graças – conveniada, um PAC (Programa de Atendimento à Criança) – para 200 crianças de 6 meses a 3 anos, em meio período (dois turnos – das 7h às 12h e das 13h às 18h), no Parque Pinheiros, em Taboão da Serra. A unidade, uma parceria da prefeitura com a Cáritas São Pedro Apóstolo, presidida pelo padre Carlos Alberto de Souza, funciona a partir desta quarta-feira (13).

Salão
Espaço da creche Nossa Senhora das Graças, no Parque Pinheiros; Silvana e Júlio com o filho Arthur, 10 meses
Fernando, Analice, vice-prefeito, vereadores
Fernando, Analice, João Medeiros, padre Carlos, vice, vereadores e diretora da creche na inauguração do PAC

A creche existiu há nove anos, inaugurada em 2010 pelo prefeito Evilásio Farias (PSB), para cem crianças, em período integral, mas foi fechada pelo atual prefeito, que agora reabriu. O VERBO perguntou se o PAC é preferível à creche administrada pela prefeitura. “Não é preferível, mas é necessário. Aqui havia um PAC no passado. Aí inauguramos duas escolas, o Jurema e o Cuca, aqui do lado, e desativamos. Agora tornou-se necessária a volta deste PAC”, disse Fernando.

“A gente faz opção pelo PAC para cobrir um déficit de vagas que possa ter naquela região. Por isso a gente está sempre estudando a questão regional, onde se tem o maior déficit para as crianças daquela idade”, explicou Fernando. Ele destacou o número de vagas abertas. “São para 200 crianças. É motivo para festejar, uma vitória. Estou muito feliz pela inauguração do PAC e torço para que tenha bom andamento”, disse. A prefeitura repassará à entidade R$ 50.267,00.

Na cerimônia, realizada na própria igreja católica local, lotada de mães e pais com os filhos que serão atendidos na unidade, Fernando disse que as crianças vão para a creche bem pequenas não para “passar o tempo”, mas para já aprender, e ressaltou o processo educacional. “A criança começa cedo na escola, com seis meses. O mais velho aqui vai ter 3 anos. É nessa idade que as pessoas começam a sua formação, ninguém nasce e vai para a faculdade”, disse.

Fernando salientou que, no futuro, os pais querem ver o filho na faculdade. “É isso, eu desejei para os meus filhos, é isso que qualquer pessoa sã, que tenha consciência e responsabilidade, que ama os filhos, deseja. Esse processo não depende só dos professores e da escola, depende essencialmente da família”, disse. Incentivou os pais a participarem da vida escolar dos filhos com interesse e não irem às reuniões da escola das crianças “com cara de saco cheio”.

O secretário João Medeiros (Educação) destacou a importância da creche. “Na educação infantil, a criança brinca aprendendo e aprende brincando. […] No brincar a gente aprende a se relacionar com o outro. Quando a criança leva o brinquedo dela que mais gosta [para a creche], vai deixar o outro brincar, vai aprender a dividir [compartilhar]. Pensa que é fácil? Dividir é muito difícil para nós adultos. O respeito começa com o aprendizado das crianças”, disse.

A deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) disse que a educação da prefeitura “é reconhecida pela população e pelos pais, todo mundo quer colocar as crianças na rede municipal, em detrimento à rede privada”. “A nossa educação é dirigida por pessoas competentes, preparadas, que irão preparar as nossas crianças para receberem futuramente a alfabetização”, disse. A mulher do prefeito orientou que os pais ajudem a gestão, “cobrem da nossa administração”.

O vereador Ronaldo Onishi (SD), que falou em nome dos parlamentares presentes – apenas os seis “fiéis” ao prefeito -, atestou o trabalho da entidade dirigida pelo padre Carlos. “Eu sei a capacidade de gestão e o carinho que o senhor tem com as crianças. O meu filho estudou nesta escola, ele tinha a idade do filho de vocês, pais. Podem ter certeza, o filho de vocês estará numa das melhores instituições de ensino”, disse Onishi. A diretora da creche-escola é Alice Moro.

Os pais ficaram felizes com a nova creche. “É muito bom para as crianças terem onde ficar, para se desenvolverem, vai ser bom para elas”, disse a técnica em nutrição Silvana de Souza, 36, com o Arthur, de 10 meses, no colo. Presente, o marido também ficou satisfeito com a oferta do espaço. “É muito importante para o desenvolvimento das crianças, também porque os pais trabalham, não têm com quem deixá-las”, disse o operador de máquinas Júlio Lopes, 38.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>