Em entrega de ‘bastão’ de Alcionei para Lourival, Ney abre Espaço do Empreendedor

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O prefeito Ney Santos (PRB) inaugurou no sábado (26) a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e o Espaço do Empreendedor, no centro de Embu das Artes. O equipamento – que reúne o Banco do Povo e o Sebrae – irá oferecer aos empreendedores orientação, capacitação, incentivo fiscal e licença. O ato marcou o primeiro compromisso público do novo secretário da pasta, Lourival Domingues, nomeado na quarta-feira (23).

Fachada da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e Espaço do Empreendedor
Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e Espaço do Empreendedor, próximo à pça. da Lagoa, no centro

O advogado Alcionei Miranda era o secretário da pasta, que teve a criação oficializada em 2017 durante encontro de empresários. “A secretaria tem por objetivo atrair e facilitar a implantação e manutenção das empresas na cidade. A iniciativa privada é a maior geradora de emprego e renda para a população, logo, a secretaria tem papel fundamental na interlocução ativa entre o governo e empresários que empreendem na cidade”, disse Alcionei ao VERBO à época.

Alcionei prometeu ainda na ocasião “atuar para que outras empresas não saiam da cidade, a exemplo do que ocorreu com a Daisa e a Editora Ave Maria, que por falta de apoio deixaram desempregados mais de 600 moradores de Embu das Artes, e para que outros tenham o apoio necessário para investir na cidade”. Ele garantiu ter “vários projetos em andamento”. “Posso citar o hipermercado Sonda de 8 mil m², que gerará 350 empregos diretos”, destacou. Não vingou.

O governo municipal diz que a secretaria, em dois anos de implantação, já fez cerca de dez mil atendimentos, por meio do Sebrae, realizou 39 oficinas e palestras com mais de 200 horas de treinamento para capacitação empresarial, e firmou mais de 360 empréstimos que totalizaram mais de R$ 2,6 milhões, para auxiliar microempresários da cidade a crescer. A administração diz ainda que “levou o empreendedorismo a mais de 13 mil alunos da rede pública municipal”.

O VERBO perguntou ao prefeito sobre a importância da entrega do Espaço do Empreendedor. Ney não quis informar à população. Durante o anúncio dos cinco novos secretários, entre eles Lourival, na quarta-feira, Ney foi questionado pela reportagem sobre as inúmeras reclamações dos moradores sobre a saúde, inclusive mortes denunciadas como negligência, e acerca de nomear pelo menos três novos secretários condenados ou denunciados à Justiça. Ele se irritou.

SERVIÇO
Sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e Espaço Empreendedor
Avenida Elias Yazbek, 1.515, centro de Embu das Artes (ao lado da praça da Lagoa)

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>