Exposição ‘Sakai – Obras raras do mestre’ acontece até este domingo (20) em Embu

Especial para o VERBO ONLINE

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Uma das personalidades responsáveis por Embu das Artes ter se tornado um centro de cultura e arte – e contribuído para que a cidade pudesse ter a vocação reconhecida no nome -, que estaria fazendo 105 anos se vivo, tem produções em uma mostra marcante no município que já está se encerrando. A exposição “Sakai – Obras raras do mestre” pode ser visitada só até este domingo (20), no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29, centro). É gratuita.

Sakai
Sakai (1914-81), que tem obras pertencentes a acervo de família, raramente exibidas, expostas no Mestre Assis

De acordo com a organização, a mostra, que teve início no dia 8 de dezembro, exibe obras do artista Tadakiyo Sakai (5/1/1914 – 2/5/1981) pertencentes a um acervo de família, raramente exibidas, e rememora uma época de efervescência artística e cultural de Embu, quando dezenas de artistas de diversas partes do Brasil e do mundo se fixaram na cidade. Dentre eles, Sakai, nascido em Nagasaki, no Japão, que chegou ao Brasil aos 14 anos, em 1928.

Sakai se tornou um apaixonado pela cultura e costumes brasileiros, ao pesquisar constantemente os índios e suas expressões, os afro-brasileiros, as lendas e as festas populares. Ele teve uma vida artística e comunitária intensa, criou e presidiu os primeiros Salões de Artes Plásticas de Embu, juntamente com outros artistas de grande expressão. Dezenas de alunos vieram de vários lugares para aprender com Sakai, que também ensinou em outras regiões.

A exposição acontece com a colaboração de Fabio Serdam e Mônica Sakai e também com os trabalhos de alunos dos cursos de cerâmica do Memorial Sakai, Praça da Juventude, Instituto Oca e Recanto da Fraternidade. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, tem curadoria de Tônia do Embu, terracotista e discípula de Sakai. “Sakai era amante da cultura brasileira, em todas as suas expressões”, diz Tônia, idealizadora do Memorial Sakai, inaugurado em 2003.

SERVIÇO
Exposição “Sakai – Obras raras do mestre” (esculturas)
Só até este domingo (20), das 8h às 18h,
no Centro Cultural Mestre Assis (largo 21 de Abril, 29, centro de Embu das Artes)
Entrada gratuita

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>