ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
Portal caprichado, troncos das árvores com brilho prateado, copas das quais caem gotas de luz, toldos reluzentes, grandes estrelas e muitos outros símbolos da festa mais celebrada pela humanidade. A praça das Artes, no largo 21 de Abril, centro de Embu das Artes, encantou milhares de pessoas que compareceram para conferir a decoração natalina no primeiro fim de semana do “Natal Iluminado”, inaugurado na última sexta-feira (7) pelo prefeito Ney Santos (PRB).





No segundo ano em que a principal praça de Embu se revestiu do clima festivo da época, os frequentadores dos bares e restaurantes do local dividiram espaço com até famílias inteiras que “desembarcaram” no coração da cidade para ver ainda a representação do nascimento de Jesus – cuja imagem não estava no presépio -, trenó do Papai Noel com as renas encantadas e saco de presentes e coreto especialmente decorado para receber o velhinho de barba branca.
A funcionária pública Miréia Ferreira posou para muitas fotos com Papai Noel. “Não pode perder a essência. Nunca. Relembrar os tempos de quando eu era pequena”, disse, rindo, a jovem de 21 anos moradora do Jardim Santa Tereza, em Embu. Do recinto transformado em cada do bom velhinho de vermelho, sai uma chuva de neve artificial que fazia com que crianças e também adultos brincassem e se imaginassem no Polo Norte, se bem que numa noite fria.
Com cenário inspirador, “selfies” foram o que os visitantes mais fizeram para registrar momento mágico que não se cansavam de contemplar – para cada canto que se olhava, algum personagem do Natal estava “junto” na lembrança digital de casais e famílias. “Cheguei às 8 horas [da noite]. A iluminação está maravilhosa, muito linda”, resumiu a garçonete Nilda Andrade, 44, moradora do Santo Antônio, Embu, três horas e meia depois, entre parentes e amigos.
A auxiliar de produção Léia Moraes, que reside no Caputera, também em Embu, e não esteve no ano passado, escolheu uma majestosa estrela com miniatura de Papai Noel repousado numa lua para as fotos com as crianças, o filho e uma sobrinha. “Cheguei bem antes de inaugurar, é a primeira vez que venho, achei maravilhoso, está de parabéns”, contou. Ela só não conseguiu ver Papai Noel real. “Eu saí um pouco. Vi só a fila, não parei para ver ele”, disse, sem se queixar.
A agente de saúde Fernanda Cruz, 37, de Taboão da Serra, carregou mãe, filha, irmã, sobrinha, amiga, com crianças, para ver a decoração da cidade vizinha. “Vim prestigiar a iluminação da praça. Parabenizo o prefeito, está tudo muito lindo. Nem consegui andar pela praça, parei aqui e a fachada já me encantou”, disse. Segundo monitora da prefeitura, o Papai Noel estará na praça de terça-feira a domingo, e atrações musicais, de quinta a domingo, das 19h30 às 23h.
O secretário de Cultura destacou a atração para o turismo e o lazer. “O ‘Natal Iluminado’ já está virando tradição e movimenta muito o comércio local, conversei com alguns comerciantes que me falaram em aumento de mais de 50%. Para a população também é maravilhoso, antes os munícipes tinham que ir para fora para ver algo parecido. Hoje não, ficam na própria cidade para poder prestigiar este evento maravilhoso. Natal é magia”, ressaltou Júlio Campanha.
O VERBO questionou o prefeito Ney Santos (PRB) sobre o custo da iluminação natalina aos cofres municipais. Ele não respondeu. No ano passado, a prefeitura informou que a atração era uma parceria com empresas e a companhia responsável pela iluminação pública da cidade. O governo foi criticado por inaugurar a decoração com barulhenta queima de fogos, em desconforto para os moradores e animais. A praça estará “natalina” até a noite de 6 de janeiro.
> PROGRAMAÇÃO CULTURA DO ‘NATAL ILUMINADO’ NA PRAÇA CENTRAL DE EMBU DAS ARTES
14.dez, hoje
19h – Zumba
20h – Estação Kids (dança infantil)
22h – K5 (pagode)
15.dez, sábado
19h – All Dance (companhia de dança)
20h – João Viola
22h – Pó de Guaraná (rock)
16.dez, domingo
19h – Banda Municipal
20h – Maria Miranda
21h30 – Banda Sanchez
20.dez, quinta-feira
19h – Forrozão W.E.
20h – Forrozeiros Nordeste
22h – Kadu e Pacheco
21.dez, sexta-feira
19h – Quinteto de Metais
20h – André Oliveira (sertanejo)
22h – Rennis Gabriel (sertanejo)
22.dez, sábado
19h – Dança Cigana
20h – Folia de Reis do Marajoara
22h – Grupo de Forró Sarrabulho
23.dez, domingo
19h – Grupo Vocal Makamba
20h – Grupo Ousadia (pagode)
22h – Lucas e Barolli (sertanejo)
27.dez, quinta-feira
19h – Zito e Jr.
20h – Adriano Alves
28.dez, sexta-feira
19h – All Dance (Companhia de Dança)
22h – Dix3
29.dez, sábado
19h – Dança Cigana
20h – Jackson Ricarte
22h – Banda Jay Ho (Reggae)
30.dez, domingo
20h – Forrozão W.E
21h30 – Luis Fernando (sertanejo)
4.jan.2019, sexta-feira
20h – Zito Baia
5.jan.19, sábado
20h – Rock Rivers
6.jan, domingo
21h30 – Dix3 (Rock)
Fonte: Prefeitura de Embu das Artes – programação sujeita a alterações
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE