ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
Com a Proclamação da República e o Dia da Consciência Negra em meio a fim de semana neste ano, Embu das Artes e Taboão da Serra têm a rotina alterada nestes dias. Se o 15 de Novembro – que marca o fim da monarquia no Brasil, há 129 anos, em 1889 – é feriado nacional, o dia 20 – homenagem a Zumbi dos Palmares, ícone da luta contra a escravidão no país, que morreu na data, em 1695 – só é feriado em Embu, mas em Taboão órgãos públicos também não abrem.

Em Embu, a prefeitura só volta a funcionar na próxima quarta-feira – tem expediente suspenso nesta sexta-feira (16), ponto facultativo na segunda-feira (19) e também não atende na terça-feira (20), pelo Dia da Consciência Negra ser feriado municipal – instituído em 2004 (governo Geraldo Cruz, PT). O atendimento na sede da administração e demais equipamentos será reaberto no dia 21, inclusive nas praças de atendimento, em horário normal, das 8h30 às 16h30.
De acordo com a prefeitura, o Restaurante Popular (centro) também estará fechado nos dias de feriado e nos dias 16 e 19 para manutenção. A Feira de Artes e Artesanato funciona no horário normal, das 9 às 18h – a praça de alimentação funcionará todos dias até as 19h. As feiras-livres e o Parque Francisco Rizzo vão funcionar normalmente. O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) abrirá normalmente todos os dias, das 9h às 18h (informações: 11/4704-6565).
O Memorial Sakai (centro) estará fechado até domingo, para descupinização – as atividades retornam na segunda-feira (19), das 8 às 17h. Os serviços essenciais como pronto-socorros, Guarda Civil Municipal (GCM), serviço funerário e Samu atendem sem interrupção. A Câmara Municipal volta a abrir na quarta-feira, das 8h às 17h, mas a sessão será na quinta (22), às 11h. Em Embu, os bancos não funcionam no dia 20, mas abrem normalmente nesta sexta e na segunda-feira.
Em Taboão, onde o 20 de Novembro não é feriado, a Prefeitura e a Câmara decretaram, porém, ponto facultativo no Dia da Consciência Negra. Com o ato, os órgãos públicos municipais não emergenciais, como o Atende – posto para pagamento de tributos e outras obrigações municipais -, só voltam a funcionar normalmente na quarta-feira. Os serviços essenciais como pronto-socorros e a Guarda Municipal não param, mas trabalham em regime de plantão.
RODÍZIO EM SP
Em São Paulo, o rodízio de veículos está suspenso até a próxima terça-feira (20) durante o feriado prolongado. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), cerca de 2 milhões de veículos devem deixar a capital. O rodízio volta na quarta (21) – a partir das 7h – para os carros com finais de placa 5 e 6. Na rodovia Régis Bittencourt, a concessionária prevê a circulação de mais de 807 mil veículos, o que representa aumento de 17% em relação aos dias comuns.
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE