ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) fez um gesto de “gratidão” ao PRB, em especial à vereadora Priscila Sampaio, do partido, e nomeou nesta quarta-feira (17) o advogado e professor universitário Robson Neves como novo secretário de Planejamento, cargo que estava vago desde a saída do ex-vereador Olívio Nóbrega (PR), em agosto – o então antigo aliado deixou o posto após o filho vereador Eduardo Nóbrega (PSDB) romper com o prefeito por conta das eleições.
Após Nóbrega e outros quatro ex-vereadores da base romperem com Fernando para apoiar a candidata a deputada federal Ely Santos (PRB) – que não se elegeu -, irmã do prefeito Ney Santos (PRB), Priscila foi a primeira a fazer defesa pública de Fernando. Ela rebateu Olívio sobre a postagem de uma foto de Fernando com Ney, em que também estava ao lado do presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, em 2016, quando Fernando apoiou Ney para prefeito de Embu.
Já fora do governo, Olívio quis expor que Fernando era incoerente, no mínimo, ao rejeitar Ely para dobrada com a mulher, a deputada estadual e candidata Analice Fernandes (PSDB), se era aliado de Ney dois anos atrás. Priscila foi contundente. “Eu não entendi qual objetivo desse senhor (Olívio) em publicar esse post antigo! Mas estou bem certa de onde estou! Falar até papagaio fala! rs Olha minha cara de preocupada. Bjs [a]mor”, respondeu, no dia 1º de setembro.
No mesmo dia, durante inauguração, ao elogiar os sete vereadores que permaneceram “leais” ao governo, Fernando deu uma estocada até religiosa no “principal” opositor, Eduardo Nóbrega, ao citar Priscila como “uma grande parceira, representando a Igreja Universal e um grande parceiro, o Marcos Pereira” – os Nóbregas são da Renascer. Uma semana depois, dia 7, em novo recado aos “infiéis”, Fernando voltou a exaltar Priscila ao destacar a visita de Pereira a Taboão.
“O Marcos Pereira foi muito enfático em desfazer a conversa de que o Ney tem o voto da Priscila. Eles falavam que o voto dela era do Marcos Pereira, diminuindo a Priscila. O Marcos desfez isso, a Priscila vota em quem quiser. E hoje ela está com esse grupo [de sete vereadores] e, provavelmente, ficará e votará com esse grupo. Era uma carta que diziam que tinham na manga, para fazer a presidência da Câmara. Se essa era a carta, ela não existe”, ironizou Fernando.
Além de “garantir” o PRB na órbita do governo e afastar a investida dos vereadores dissidentes e de Ney – que falou em eleger o próximo presidente da Câmara e prefeito de Taboão -, Fernando cumpriu o acordo selado com o PRB nas eleições de 2016, quando prometeu a Secretaria de Cultura à sigla. Como só aceitava nomear Priscila como secretária, não conseguia pagar a “dívida” – ela recusava o cargo. Além de ligado ao PRB, o novo secretário é namorado de Priscila.
“É com muita alegria que assumo este mais novo desafio na minha vida! Mais uma vez agradeço ao prefeito Fernando Fernandes pelo inesperado convite para assumir tão importante secretaria do governo. A vida sempre me prova que ter em primeiro lugar a Deus, fazer o bem, trabalhar arduamente e se preparar para as oportunidades, não obstante demande muita disposição e sacrifício, é sempre o melhor caminho a trilhar”, publicou Neves nas redes sociais.
ADJUNTO DE CULTURA
Fernando também nomeou no início da semana o novo secretário-adjunto de Cultura, o professor André Ribas. Ele trabalhava na Câmara no gabinete do vereador Johnatan Noventa (PTB). Com a escolha, o prefeito fez novo “afago”, em reconhecimento à “lealdade” e “personalidade” de Johnatan, apesar de ter apenas 24 anos – ele se manteve na base, apesar de o pai, Valdevan Noventa (PSC), ter apoiado os candidatos de Ney, Ely, e Hugo Prado (PSB), a estadual.
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE