Na calada da noite, funcionário de Ely arranca propaganda de candidatos adversários

Especial para o VERBO ONLINE

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Um homem apontado como funcionário comissionado do governo Ney Santos (PRB) e a serviço da campanha da candidata a deputada federal Ely Santos (PRB), irmã do prefeito, foi flagrado por câmeras de segurança de casas ao arrancar placas de propaganda eleitoral de adversários dos imóveis há uma semana, na madrugada. Ele foi identificado como Bruno Nascimento Leite, que aparece em várias fotos ao lado de Ney e Ely e acompanha ambos a eventos.

Homem arranca propaganda eleitoral de adversários de Ely
Homem arranca propaganda eleitoral, identificado como Bruno, da campanha de Ely; candidata e funcionário
Arrancador
Arrancador de propaganda corre após praticar ato que configura crime eleitoral; Bruno com Ney, irmão de Ely

Às 3h01 de 27 de setembro (quinta-feira retrasada), dois homens se aproximam de uma casa com propaganda eleitoral afixada e um desfere um golpe com uma espécie de foice e derruba a placa ao chão, na calçada, em ação muito rápida. A partir da imagem do rosto, ele é identificado como Bruno. Ele sai correndo em seguida para o outro lado da rua, até onde está parada uma pick-up branca, que depois deixa o local. O veículo seria o mesmo usado em carreatas de Ely.

A propaganda alvo de crime eleitoral foi a do candidato a deputado federal Nataniel Carvalho, o Natinha (Podemos) – que disputa voto para o mesmo cargo que Ely. Conforme apurou o VERBO, a placa foi removida de casa em uma rua no Dom José, na região do Jardim Santo Eduardo, em Embu, reduto eleitoral de Natinha. Na quarta-feira (3), o candidato denunciou, por meio de um vídeo, que teve o material de campanha arrancado das casas de moradores que o apoiam.

“Já tem dois ou três dias, nossos adversários estão arrancando nosso material das famílias que estão abraçando o nosso projeto, de mudança, de renovação, de ficha-limpa. Sabemos que estamos incomodando. Eu sei que vocês [apoiadores] estão revoltados com essa sacanagem que estão fazendo nas madrugadas, […] invadindo os portões para arrancar nosso material, com raiva, rancor. Mas vamos devolver com amor, trabalho, nesta reta final”, disse Natinha.

Natinha falou com o VERBO na quinta-feira (4) e lamentou o episódio, sem saber ainda quem teria arrancado as placas. “Eu sempre fiz campanha, desde 1992, e sempre respeitei o material de todos os candidatos, e falo para as minhas equipes [agirem] da mesma forma, não sou favorável a ninguém arrancar material de ninguém, até porque tem custo. Lamento muito que tenham arrancado material nosso. Ainda não dá para saber quem é. É uma pena”, comentou.

Um apoiador no Santo Eduardo denunciou que as placas que tinha em casa foram arrancadas. “Ele foi até a base da GCM, mas a GCM disse que também não viu”, disse Natinha. Sobre o arrancador de placa, Ely foi procurada, mas não respondeu. Bruno é testemunha de Renato Oliveira, coordenador da campanha de Ely, no atentado contra Gabriel Binho, do VERBO. Apesar de arrolado pelo réu, Bruno faltou à audiência e empurrou o caso para depois das eleições.

> VEJA VÍDEO DE ARRANCADOR DE PROPAGANDA ELEITORAL ADVERSÁRIA LIGADO À CAMPANHA DE ELY SANTOS

> Colaborou a Redação do VERBO ONLINE
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>