ALCEU LIMA
GABRIEL BINHO
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O presidente da Câmara de Embu das Artes, Hugo Prado (PSB), prometeu em 2016 ao concorrer a vereador “botar para funcionar” e “abrir aos finais de semana para a comunidade” a piscina da escola municipal Paulo Freire, no Jardim Santa Emília, mas não cumpriu e agora quer deixar o cargo na metade do mandato, sem terminar – para o qual pediu ao eleitor o “voto, apoio e, principalmente, orações” – ao tentar se eleger deputado estadual, nas eleições de domingo (7).
Postulante na coligação do então candidato e hoje prefeito Ney Santos (PRB), Hugo fez a promessa, há dois anos, em plena campanha, quando a piscina já estava largada e deteriorada. O VERBO publicou nesta terça-feira (2) que o equipamento símbolo da então escola modelo para Embu e o país, como propalado ao ser inaugurada em 2005, é hoje o retrato do completo abandono e descaso com o dinheiro público e o direito da população de ter uma opção de lazer.
Em eloquência de promessa vazia, Hugo chegou a gravar o vídeo em que garantiu a obra, andando dentro da piscina – vazia, sem uso, com muita sujeita e danificada. “Somos responsáveis por garantir o futuro das próximas gerações. No esporte, precisamos utilizar melhor os espaços já existentes, aliando as práticas esportivas às educacionais. Precisamos não formar apenas jovens atletas, mas também jovens em condições de continuar a construção da nossa cidade”, diz.
“Esta é a piscina da escola municipal Professor Paulo Freire. Quando eu falo para botar para funcionar o que já existe, falo de espaços como este, que além de botar para funcionar vamos abrir aos finais de semana para a nossa comunidade. Conto com seu voto, apoio e, principalmente, com suas orações. Podemos sonhar, podemos fazer. 40.123, Hugo Prado, vereador, Ney Santos, dez [mostra as mãos abertas]”, promete no vídeo, sorridente, articulado.
Hugo se elegeu vereador com 1.965 votos, o oitavo mais votado entre os (17) eleitos. Apesar de ver eleito prefeito um aliado, Ney – e não um adversário -, Hugo não conseguiu que a promessa saísse do papel. Com Ney foragido da Justiça, denunciado por associação a facção criminosa, Hugo chegou a assumir a prefeitura, apesar de apenas por um mês – suficiente, porém, para tomar decisão impactante (e impopular), subir a passagem de ônibus em 18,8%, para R$ 3,80.
Hugo não cumpriu a palavra “em casa” – prometeu no próprio reduto eleitoral. O “detalhe” foi lembrado por moradores ao lerem o VERBO sobre o estado da piscina. “Região política do candidato a deputado estadual Hugo Prado, candidato do prefeito!!! Ainda se diz o candidato da mudança”, critica Robson Martins. “[…] Ele nem cumpriu seu mandato de vereador e já está querendo ser deputado estadual, a mudança deve ser só de cargo mesmo!”, ironiza Luana Dantas.
OUTRO LADO
Hugo tomou a decisão desde o ano passado de não falar com o VERBO – em outra pauta, ele foi procurado pelo site para apresentar propostas de mandato caso eleito deputado para publicação, mas não retornou. Ainda assim, a reportagem o contatou e questionou: “A piscina continua do mesmo jeito ou pior, vereador e candidato. O que aconteceu com a sua promessa? O senhor já está buscando outro cargo e a piscina não foi colocada para funcionar, não foi aberta para a comunidade, como prometeu na campanha para vereador. O que aconteceu?” Ele não respondeu.
> VEJA VÍDEO DA PROMESSA DE HUGO NA CAMPANHA A VEREADOR EM 2016 SOBRE PISCINA ABANDONADA
> Colaborou o repórter Rômulo Ferreira, diretor-geral do VERBO ONLINE
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE