ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) postou na terça-feira (25) um vídeo em que defende a si e a mulher, a deputada estadual e candidata Analice Fernandes (PSDB), das acusações do prefeito licenciado Ney Santos (PRB), que postou também um vídeo no Facebook. Acionada pela campanha de Analice, a Justiça Eleitoral derrubou o “fake news” de Ney horas antes. “Ney mente deslavadamente” ao falar que a deputada faz parte de “facção criminosa”, rebate Fernando.
Na segunda-feira (24), Ney – que se afastou da prefeitura de Embu das Artes para, oficialmente, atuar nas campanhas da irmã Ely Santos e Hugo Prado – publicou o vídeo em que acusou Analice de integrar “facção criminosa”, ao exibir prestação de contas passada da deputada que mostra doações de empresas condenadas na Lava Jato. Ney disse ainda que se sofresse alguma violência seria a mando do casal e se abrisse a boca os Fernandes “vão ter sérios problemas”.
Fernando diz ter sido pego de surpresa pelo pronunciamento de Ney, mas “o vídeo já foi retirado do Facebook dele pela Justiça, por configurar uma notícia falsa, o ‘fake news’, como vem sendo chamada”, ressalta. Porém, o prefeito de Taboão da Serra diz que ainda precisa esclarecer pontos importantes. “O Ney mente deslavadamente ao afirmar que a Analice faz parte de uma facção criminosa. E nos ameaça, dizendo que tem muitas verdades contra a gente”, reage.
Sutilmente, Fernando desafia Ney a provar o que diz e censura a postura inconsequente do vizinho. “Ney Santos, eu sou prefeito e você também é, nosso fórum é o Tribunal de Justiça, e não o Facebook. É muito fácil gravar vídeos caluniando as pessoas e depois responder a um processo por injúria ou difamação. O Ney se diz perseguido por nós, diz que se alguma coisa acontecer de ruim com ele a culpa é nossa. A que ponto chegamos! O que quer dizer com isso?”, critica.
Fernando alude à imagem exibida por Ney quando lançado pré-candidato a prefeito de Embu, em 2016. Na ocasião, Fernando declarou efusivamente apoiar o então aliado para governar a cidade vizinha (veja link abaixo). Ele indica, porém, que foi iludido, como os embuenses. “Nós apoiamos o Ney a prefeito anos atrás, porque entendíamos que ele era a melhor opção para Embu das Artes, assim como grande parte da população também acreditou”, responde.
“Fatos novos surgiram e eu e a Analice nos afastamos politicamente do Ney por diferenças ideológicas”, justificou. Há 20 dias, questionado pelo VERBO, ele disse que se afastou desde que Ney foi denunciado pelo Gaeco (promotores de combate ao crime organizado) e teve a prisão decretada, dois meses após a eleição. “Naquela ocasião [antes do pleito] não pesava sobre ele tudo isso que está acontecendo agora. Ele não teve que se tornar foragido da polícia”, afirmou.
No vídeo, Fernando reprova ainda a atitude do vizinho de falar que interferirá na escolha do comando dos poderes da cidade – Ney fez o discurso em provocação após Fernando não aceitar Ely como dobrada de Analice e entrar em atrito com cinco vereadores de Taboão que aderiram à candidatura da irmã de Ney. “O Ney veio aqui e disse que vai eleger o próximo presidente da Câmara e o próximo prefeito de Taboão, causando um imenso mal estar político na cidade”, diz.
Em novo pito no vizinho, Fernando diz que Embu tem “muitos problemas” e o melhor que um prefeito pode fazer é cuidar da cidade. “Eu jamais me afastaria do cargo de prefeito para cuidar de uma campanha. Não faço isso nem com a campanha da minha mulher. Acredito que o prefeito Ney Santos deveria fazer o mesmo, porque ele passa a impressão que seu projeto político é mais importante que o projeto de administrar e cuidar de Embu. É uma pena”, encerra.
> VÍDEO DO PREFEITO FERNANDO FERNANDES (PSDB) EM RESPOSTA AO PREFEITO LICENCIADO NEY SANTOS (PRB)
> LEIA TAMBÉM Recém-PRB, Ney lança pré-candidatura a prefeito diante de 3 mil apoiadores
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE