Aluno tenta esfaquear coordenador de escola estadual no Jardim Salete em Taboão

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Um aluno da escola estadual Antonio Ruy Cardoso, no Jardim Salete, em Taboão da Serra, tentou esfaquear o coordenador pedagógico do colégio na manhã da quarta-feira (15) após levar suspensão da direção. No nono e último ano do ensino fundamental, K., 15, não aceitou ter sido suspenso por indisciplina, saiu da escola, foi até em casa, que fica próxima à unidade de ensino, e retornou com uma faca. A Polícia Militar foi chamada e deteve o adolescente.

Aluno de faca em mão
Aluno com faca na mão caminha no pátio da escola para tentar agredir coordenador da Antonio Ruy Cardoso

De acordo com funcionários ouvidos pelo VERBO, K. estava “causando problemas” em uma sala, não apenas na aula que ocorreu o incidente, mas nas anteriores também, e levou a suspensão. Descontrolado após sofrer a punição disciplinar, o estudante foi atrás do profissional de educação. Por pouco, o coordenador pedagógico não foi ferido. Colegas colocaram o educador dentro de uma sala e seguraram a porta enquanto o garoto chutava para tentar entrar.

Com a chegada da polícia, K. jogou a faca no telhado e falou que não tinha a arma, mas testemunhas avisaram que ele a tinha descartado. Outro aluno subiu no telhado e a pegou, em meio a agitação dos estudantes no pátio. O educador não foi ferido e na quinta-feira trabalhou normalmente. Uma mensagem no WhatsApp falava que ele tinha sido esfaqueado e morreu. “‘Fake news’. Ele está ótimo”, disse um colega. Contatado pela reportagem, ele preferiu não falar.

Os professores foram à escola ontem, mas pela manhã não deram aula, dispensaram os alunos para exigir a presença do supervisor de ensino, que compareceu. Eles discutiram garantias de integridade física para trabalhar e decidiram tomar algumas medidas “paliativas” para melhorar a segurança do prédio, como instalação de portão eletrônico e câmera para controlar acesso – a escola fica aberta e qualquer pessoa pode entrar e ir às salas sem ser percebida.

K. foi apreendido pela polícia para ser levado à Fundação Casa. O VERBO esteve no colégio na noite desta quinta-feira e conversou com um professor, que incentivou a “mostrar o que passamos aqui”. Um outro educador só faz agradecer. “Por ter sido uma arma branca, se fosse arma de fogo haveria uma tragédia. Só quero que todos saibam os problemas que passamos diariamente e quem sabe sensibilizar a população. É quase um pedido de socorro”, desabafou ele.

> VEJA VÍDEO DA TENTATIVA DE AGRESSÃO A COORDENADOR DA ESCOLA ANTONIO RUY CARDOSO EM TABOÃO

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>