GABRIELA PEREIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
Embu das Artes vem sofrendo um problema grave em relação à remoção de resíduos, já que em várias localidades da cidade o recolhimento do lixo não está sendo feito regularmente há pelo menos três semanas. Apesar de espaço para discutir o combate à criminalidade, o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) Centro acabou sendo marcado por algo inusitado, a reclamação da falta da coleta, em reunião nesta terça-feira (14), na Acise (associação empresarial).


No bairro Chácaras Aurora, próximo ao centro, o caminhão coletor não passa há uma semana, informou um munícipe na reunião. A situação é a mesma no Jardim Santo Antônio. Uma moradora relatou que há dias telefona para a empresa responsável pelo serviço para cobrar uma explicação, mas sempre é informada de que os caminhões de coleta estão em manutenção. “Faz meses que há esse intercalamento na coleta e, até mesmo, a falta dela”, afirmou.
Nas redes sociais e no próprio portal da prefeitura, a reclamação contra o não recolhimento do lixo também vai se avolumando, a exemplo da própria falta da coleta. Na seção “Coleta de Lixo”, um morador da Chácara Bartira questiona sobre o problema. No bairro, além de o caminhão não passar há uma semana, existe outro transtorno. “Quando passam, passam em dias que não correspondem aos corretos, no caso, segunda, quarta e sexta-feira”, afirma.
No Engenho Velho (região central), o problema relatado foi o da falta de coleta do lixo reciclável – em prejuízo a uma iniciativa louvável pelo ganho ambiental para a cidade. “Como moradora de Embu das Artes, cidade que escolhi para morar há cinco anos, prezo pela limpeza e organização. Por esse motivo tento fazer a minha parte, separando a reciclagem em casa, porém pela segunda semana consecutiva não passou o caminhão do ‘Recicla’”, relata a munícipe.
A moradora enviou a mensagem no dia 25 de julho. Ela lamenta que o material reciclado que separou teve de retornar ao lixo comum. “A semana passada eu e outros moradores recolhemos a reciclável que havíamos colocado na rua, e colocamos hoje quarta-feira para que fosse recolhida. No entanto, não passou. Dá dó colocar a reciclagem separada no lixo orgânico, mas não tem outra alternativa a não ser esta. Qual o motivo de não estar passando?”, questiona.
No Facebook, vários moradores reclamam da falta da coleta. Um publicou fotos de sacos de lixo acumulados em frente às casas. “Cadê vocês, prefeito e vereadores, para nos explicar o que aconteceu com a coleta de lixo em pleno ano eleitoral?”, cobra. Os bairros mais afetados são Ressaca, Independência, Vista Alegre, Mimás, Servidão, Santa Tereza, Vazame, Dom José. Ironicamente, o prefeito Ney Santos (PRB) passou a cobrar neste ano a taxa de lixo que criou.
Em resposta aos questionamentos na página da prefeitura na internet, o governo se limitou a dizer que caso o caminhão coletor não passe no bairro do morador o reclamante deve entrar em contato com a Embu Ambiental (0800 772 159 98) ou, ainda, registrar a crítica na Autarquia Municipal de Limpeza Urbana, a Amlurb. No caso da reciclagem, a resposta da prefeitura foi para procurar a cooperativa Coopermape cooperativa ou a Secretaria de Serviços Urbanos.
Procurado pelo VERBO sobre a falta de coleta, o governo Ney silenciou. O vereador André Maestri (PTB) disse que, “infelizmente ninguém do governo se posicionou para justificar essa falha”. “Como sempre se omitem e escondem os problemas”, criticou. Segundo apuraram os próprios moradores no Conseg, a falha seria motivada pela prefeitura não pagar há pelo menos quatro meses a Enob, responsável pela Embu Ambiental, que realiza a coleta na cidade.
Sem nenhum representante da prefeitura na reunião do conselho para comentar sobre a falha no serviço, o presidente do Conseg Centro, Luis Junqueira, diante das reclamações, se responsabilizou em criar um grupo específico para tratar o problema. Em caso de a população fazer um protesto formal sobre a falta de recolhimento de lixo no município, Junqueira afirmou que a encaminhará a reclamação ao Ministério Público para que medidas cabíveis sejam tomadas.
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE
REALMENTE ESTA UM DESCASO OS COLETORES NÃO PASSAM NO DIA CERTO NÃO TEM MAIS HORÁRIO FIXO OS LIXOS PASSAM 2 DIAS NAS LIXEIRAS SEM CONTAR AQUELES QUE FICAM NA CHÃO E OS CACHORROS RASGAM E ESPALHAM PELAS RUAS TA DIFÍCIL ESTA SITUAÇÃO PREFEITO NEY SANTOS PROMOVENDO SHOWS E NOSSA CIDADE A MERCÊ DO DESCASO!