ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim Saint Moritz, em Taboão da Serra
O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) inaugurou no sábado (11) a EMI (Escola Municipal Infantil) Luca, no Jardim Saint Moritz, periferia de Taboão da Serra. A escola vai atender até 290 crianças de 1 ano e seis meses até 4 anos, em meio período – maternal pela manhã, das 7h às 12h, e mini-maternal e berçário à tarde, das 13h às 18h. Espaçosa e com estrutura moderna, a unidade foi construída em área de 813 m² em bairro onde a demanda por creche é muito grande.
A creche no Saint Moritz era uma reivindicação antiga, que foi encampada pelo vereador Cido (DEM) há quase dez anos. “Eu vi este bairro crescer, fazia entrega de medicamento aqui quando a estrada era de terra, via a necessidade aqui, não só de creche. Em 2009, procurei a deputada Analice [Fernandes] e solicitei que fosse feita uma creche. São vários atores nessa história, eu me sinto um porque acreditei. Mas não é uma conquista do Cido, é da população”, disse.
A creche não vingou na época por briga política – Evilásio Farias (PSB), então prefeito, e Analice (PSDB) são adversários. Porém, a EMI saiu do papel ainda só após seis anos, ao ser prometida durante campanha em 2012 pelo atual prefeito. Na ocasião, ele disse ser preciso “construir cinco grandes creches” na cidade. Em 2013, Fernando acertou com o governo estadual a construção de quatro creches – e não cinco. Em 2017, assinou convênio para a EMI no Saint Moritz.
Fernando evitou se referir à demora da obra após assumir a prefeitura com o governo estadual como aliado e evocou a luta desde 2009. “Se a gente não correr atrás, o sonho não se realiza, as coisas não acontecem do dia para noite, você precisa acreditar e conseguir o recurso para que um dia possa festejar o sonho realizado”, disse. Ele falou que o recurso foi do Estado e da prefeitura, mas omitiu o custo da EMI – o VERBO solicitou durante a semana, mas não teve resposta.
Fernando anunciou outra creche. “Não tem obra melhor, com maior significado e capacidade de mudar a vida das pessoas que uma que envolve a educação. Só neste governo, de 2013 até hoje, são seis escolas novas, e a sétima vai começar a ser construída no Jardim Clementino”, afirmou. Contudo, três creches foram erguidas em convênio firmado ainda pela gestão Evilásio, e a próxima será apenas a segunda das quatro EMIs empenhadas pelo governo do Estado.
O secretário João Medeiros (Educação) disse que a EMI tem um proposta de aprendizado “bem sólida” e deu um recado aos pais. “A criança brinca, sim, brinca aprendendo e aprende brincando, e as professoras trabalham brincando com as crianças. Essas funcionárias fizeram concurso público, estudaram, estão muito bem preparadas para desenvolver o trabalho com essas crianças. Isso aqui não é uma escolinha, elas são educadoras, não são babás de crianças”, disse.
A creche vai funcionar, porém, a partir do dia 20, próxima segunda-feira. “A gente vai preparar a parte pedagógica. A gente recebeu o prédio e agora vai fazer todo o planejamento para receber as crianças, conversar com as famílias. Mas é um espaço maravilhoso, amplo, arejado, gramado, para atender criança nessa faixa etária é excelente. A comunidade precisa se inteirar da qualidade do prédio e da qualidade de ensino que vai ter”, disse a diretora Lucivânia Andrade.
A dona de casa Josiane Fernandes conferiu as instalações já durante a inauguração e aprovou. “Achei [a creche] muito bonita, muito bem estruturada, muito bem divididas as salas. Foi um ótimo investimento para todo mundo aqui do bairro, que estava há um tempão esperando uma vaga e agora saiu, graças a Deus”, disse ao VERBO a mãe da Giovana, 4, com a filha no colo, aluna já da EMI. “Ela já vai ficar na creche, no período da manhã”, falou a moradora, satisfeita.
SERVIÇO
EMI (Escola Municipal Infantil) Luca (cadeirante personagem da Turma da Mônica)
Rua Frei Damião, 106, Jardim Saint Moritz, em Taboão da Serra
Funcionamento – a partir de 20 de agosto – de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h (atendimento às crianças em meio período)
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE